Dezesseis novas viaturas vão reforçar o trabalho da Polícia Civil no combate à criminalidade na Capital e em regiões consideradas estratégicas no Estado. Os veículos foram entregues na manhã desta segunda-feira, 16, durante solenidade no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, na presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Cézar Schirmer, e do chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt.
Os modelos Palio Weekend com cela vão contemplar todas as delegacias de homicídios do Estado. Na Capital, serão destinadas ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, por meio da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª delegacias. Já na Região Metropolitana, o reforço vai para as Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Canoas, Gravataí, Viamão, Alvorada, Novo Hamburgo e São Leopoldo, além das delegacias de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria, no interior do Estado.
O investimento é de R$ 1.831.408,00, oriundos de um convênio federal da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. O mesmo convênio já contemplou outras viaturas e equipamentos às Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa no Estado, totalizando, com essa nova etapa, um investimento de mais de R$ 5.700.000,00.
Publicidade
Para o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, as viaturas reforçam o trabalho de inteligência criminal e combate à prática de homicídios, atendendo a uma demanda histórica da corporação. “Ao diminuir o número de casos envolvendo homicídios, a Polícia Civil pode otimizar o atendimento a outras demandas igualmente importantes e que também exigem um esforço conjunto dos agentes de segurança”, afirma.
Já o secretário de segurança pública, Cézar Schirmer, ressaltou a importância da melhora dos recursos policiais para a sociedade como um todo. “Isso não só aumenta a segurança pública, mas influencia na qualidade de vida da população, o que reflete, diretamente na educação e na saúde”, analisa o secretário, lembrando que todos os dezessete índices de controle de criminalidade no Estado apresentaram quedas significativas no primeiro semestre de 2018. Ainda este ano, outras 180 viaturas que já estão em processo licitatório devem ser entregues à Polícia Civil.
Além do reforço das novas viaturas, a Polícia Civil segue com as etapas do concurso público para ingresso nas carreiras de delegado, escrivão e inspetor, totalizando mais de 1,3 mil novos agentes que se unirão aos policiais que já trabalham no combate à criminalidade em diversas regiões do Estado.
Publicidade