Um homem e uma mulher vão responder pelo crime de maus-tratos contra um cão, encontrado morto na tarde desta quinta-feira, 16, em Santa Cruz do Sul. O animal, segundo relato de vizinhos, estava agonizando nos fundos do pátio de casa, no Bairro Belvedere. Ao tomar ciência da situação, o Cartório dos Animais da Polícia Civil foi até o local, acompanhado de uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente, do Canil Municipal e da Clínica Veterinária Wazlavik.
Conforme a titular do Cartório dos Animais, delegada Ana Luísa Aita Pippi, a equipe deslocou na tentativa de socorrer o animal, mas acabou o encontrando morto. “Infelizmente morreu de forma cruel. Encontramos ele muito machucado, um caso de negligência, pois estava com estas lesões há tempos. Segundo relatos que chegaram até nós, o animal chorava de dor e nada era feito pelos tutores”, disse.
LEIA TAMBÉM: Foragido da Justiça é preso dentro da casa da irmã no Faxinal Menino Deus
Publicidade
Ainda de acordo com a delegada, o cão estava amarrado numa corrente com coleira curta, inadequada e apertada, o que fez aumentar os machucados. “A casinha chovia dentro e não tinha uma coberta. O cão vinha sofrendo e nada fizeram”, complementa.
Os dois tutores foram identificados e serão responsabilizados. Os nomes deles não foram divulgados. “Mais uma vez queremos deixar o alerta: crime de maus-tratos e crueldade contra animais não inclui apenas agressão física. O abandono, a falta de atenção, de carinho, de cuidados médicos veterinários, a falta de proteção, a falta de alimentação, água e local adequado para viver também se enquadrada neste crime, seja de forma intencional ou negligência, provocando dor ou sofrimento desnecessário ao animal”, frisa.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙