Uma operação conjunta entre Cartório para Animais da 1ª DP (Delegacia de Polícia) de Santa Cruz do Sul, Canil Municipal e Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SEMASS) desmantelou um criadouro clandestino de pássaros no Bairro Universitário, em Santa Cruz do Sul. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira, 2.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso por tráfico em Venâncio Aires
Diante do recebimento de denúncias da existência de um criadouro clandestino em residência no Bairro Universitário, policiais civis do Cartório para Animais da 1ª DP e da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), fiscal ambiental da SEMASS e veterinário do Canil Municipal confirmaram as denúncias.
Publicidade
Conforme a titular da 1ª DP, delegada Ana Luisa Aita Pippi, na residência foram apreendidos 62 pássaros silvestres, de diversas espécies, alguns em extinção, em situação ilegal, confirmando se tratar de criadouro clandestino. Os animais estavam em péssimas condições de higiene, em local totalmente insalubre, em situação considerada de maus tratos e crueldade. Eles serão recolhidos e encaminhados ao órgão ambiental competente, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), para correta destinação.
Um homem que seria o responsável pelo local foi identificado e responderá pelo crime de ter em cativeiro espécies da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Ele pode ter a pena aumentada do crime no caso de ter espécie rara ou considerada ameaça da de extinção.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙