Polícia

Polícia Civil de Encruzilhada do Sul indicia servidor por corrupção

Em fevereiro, a Polícia Civil de Encruzilhada do Sul, iniciou uma investigação para apurar a cobrança de propina por parte de um funcionário público da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Durante o inquérito, foram identificadas e ouvidas quatro vítimas no município, que informaram terem sido cobradas para que não fossem multadas por infração ambiental – isto é, como se fosse uma “taxa” de serviço, a qual, porém, era falsa e utilizada apenas para extorquir o cidadão.

O delegado Róbinson Palomínio informou que, inclusive, há prova de transferência por meio de Pix ao servidor. Além disso, ele explicou que, em um dos casos, a licença foi emitida sem sequer haver um processo ambiental em andamento e que a licença foi assinada pelo secretário do Meio Ambiente. Este secretário, em depoimento, negou saber do esquema ilícito e afirmou que, provavelmente, o servidor, aproveitando-se da confiança, colocou a licença em uma pilha para assinaturas, tendo o secretário assinado sem saber que era indevido o ato.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: corregedor-geral detalha caso de policial preso com drogas em Rio Pardo

Publicidade

A defesa do funcionário investigado informou que as cobranças realmente foram realizadas, mas não como propina. A taxa teria sido relacionada a serviços particulares, o que não é proibido ao investigado e que provará tudo isso no decorrer do processo.

A partir das provas levantadas durante a investigação, o delegado Róbinson Palominio indiciou o servidor por quatro crimes de corrupção passiva e determinou a remessa do inquérito policial ao Poder Judiciário.

O que diz a Prefeitura

Esclarece a Administração do Município de Encruzilhada do Sul-RS que a abertura da investigação referente ao servidor público suspeito da prática do suposto delito de corrupção passiva se deu a partir de informações recebidas e levadas pelo Prefeito Municipal e pelo seu Consultor Jurídico à Promotoria de Justiça Criminal Especializada de Porto Alegre, que mediante segredo passou às diligências investigatórias que culminaram em medida cautelar de afastamento judicial do cargo.

Publicidade

Ademais, informa que a Administração Municipal buscou cadastramento no processo judicial e está acompanhando de perto o desenrolar do caso, comprometida com a adequada elucidação dos fatos, bem como também está processando as internas diligências administrativas cabíveis no âmbito disciplinar.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.