A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção do Deic, deflagrou nesta quarta-feira, 9, uma operação com o objetivo de apurar a prática de crimes contra a fé pública, estelionato contra a administração pública, corrupção ativa e passiva e associação criminosa em prejuízo da secretaria Estadual do Esporte e Lazer. A ação tem foco em projetos relativos ao automobilismo, mantidos com recursos do programa Pró-Esporte/RS.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil aciona Justiça para que BM entregue arma
Foram cumpridas 12 ordens judiciais de busca e apreensão expedidas pela 14ª Vara Criminal e Juizado do Torcedor e Grandes Eventos do Foro Central da Comarca de Porto Alegre. Os mandados ocorreram nas residências dos investigados, bem como nas dependências de associações esportivas e de empresas prestadoras de serviços, em Porto Alegre e Caixas do Sul. Uma arma de fogo e dinheiro foram apreendidos.
Publicidade
De acordo com o responsável pela investigação, delegado Max Otto Ritter, os fatos chegaram ao conhecimento da Polícia Civil a partir do encaminhamento de documentação de auditoria realizada pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage). O documento apontou diversas irregularidades decorrentes das prestações de contas referentes a projetos propostos por associações esportivas que competiram na categoria Stock Car Light, em âmbito nacional e de alto rendimento.
Conforme o que foi apurado até o momento, as inconformidades detectadas indicam a existência de documentos falsos, notas fiscais inexistentes e falsidade ideológica junto às associações proponentes, fatos esses que, potencialmente, caracterizaram desvio de recursos públicos e danos ao erário estadual. Segundo estimativa, os valores gastos com os projetos automobilísticos sob investigação são de cerca de R$ 8,5 milhões.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.