A Polícia Civil abriu inquérito para apurar quem era o tutor do cavalo que morreu após ser resgatado na última sexta-feira em situação gravíssima de maus-tratos, em Santa Cruz do Sul. Conforme a ONG Cavalo de Lata, que participou do resgate, o animal, que ganhou o nome de Cascão, morreu no último domingo, 29, no local onde havia sido abrigado para receber tratamento, em uma área do Horto Municipal.
O animal foi encontrado à margem da BR-471, a cerca de 300 metros da entrada do antigo Santuário de Schoenstatt, no Bairro Santuário. Conforme a titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil e responsável pelo Cartório dos Animais, delegada Ana Luisa Aita Pippi, o procedimento já está em andamento. “Temos um inquérito em andamento no cartório para animais a fim de apurar as circunstâncias do crime e da autoria. Estamos muito tristes com o desfecho da vida do Cascão”, disse.
LEIA MAIS: Cavalo resgatado em situação de maus-tratos morre em Santa Cruz
Publicidade
O cavalo estava caído em uma poça de barro, sem conseguir ficar de pé. O resgate envolveu a Guarda Municipal, o Canil Municipal, a ONG Cavalo de Lata e a Polícia Civil. Os trabalhos de retirada do animal tiveram início por volta das 14 horas e terminaram por volta das 17h30 de sexta-feira, 27, quando ele foi abrigado.
Para retirar o equino da área, foi necessário utilizar um guindaste. “A sensação de perder a batalha é muito forte. Estávamos otimistas, ele parecia reagir muito bem”, desabafou a ativista pela causa animal à Gazeta do Sul. Tiago Marques, veterinário do Canil Municipal, acompanhou a operação na sexta-feira e estimou que o animal, um macho, tivesse entre 10 e 11 anos.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil resgata 10 cães que viviam em condições insalubres no Bairro Bom Jesus
Publicidade
Segundo moradores das proximidades do local onde o equino foi encontrado, ele estava lá há pelo menos quatro dias, sem assistência do tutor.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DE POLÍCIA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.