Nesta quinta-feira, 30, a Guarnição de Serviço do 2º Grupo de Polícia Militar Ambiental de Rio Pardo, em atendimento a uma ocorrência de desmatamento, com apoio de uma equipe da Fepam, flagrou 20 gaiolas em uma propriedade, aprisionando pássaros silvestres. Além disso, foram localizados galos indianos, de rinha, em situação de maus-tratos. A ocorrência foi no município de General Câmara.
Na propriedade, apresentou-se como proprietário dos animais um homem, que foi questionado sobre a autorização para a criação dos pássaros silvestres. Ele disse que não possuía. Dando sequência na fiscalização da propriedade, foram flagrados 15 galos indianos mantidos em baias de madeira, algumas extremamente apertadas, com restrição de movimentos, privação de luz solar e circulação aérea inadequada. Todas essas características indicavam maus-tratos.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Polícia Civil coloca atrás das grades homem com mais de 50 registros por furto
Publicidade
Devido ao flagrante de crime ambiental, foi confeccionado termo circunstanciado, tanto pela manutenção em cativeiro de animais silvestres sem autorização quanto pelos maus-tratos aos galos. Os pássaros foram apreendidos e encaminhados à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, órgão que ficou responsável por avaliar a situação das aves e, depois, proceder à destinação correta. O proprietário foi nomeado como fiel depositário dos galos e deverá apresentar os animais à secretaria e mantê-los até decisão do órgão ambiental, conforme preconiza a legislação vigente.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.