Foi dentro de uma sala de cinema que Carlos Marighella viveu um dos maiores atentados de sua vida. Em 9 de maio de 1964, fugindo de uma perseguição política, ele havia marcado um encontro com a zeladora do prédio onde morou, para receber um pacote com roupas. O local marcado foi o Cine Eskye-Tijuca, no Rio de Janeiro.
Em instantes, a projeção de Rififi no Safári foi encerrada e a escuridão, que tomou conta do ambiente, foi rompida por um feixe de luz que atravessou a sala. Uma bala de revólver calibre 38 atingiu-o no peito. Naquela tarde, o homem de 53 anos sobreviveria, mas seria dominado e preso por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (Dops). Quis o destino que fosse também nas salas de cinema que sua história fosse, de fato, conhecida popularmente.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: produções de todas as regiões brasileiras concorrem ao Troféu Tipuana
Publicidade
A partir desta quinta-feira, 11, a sala 2 do Cine Santa Cruz passa a exibir o filme que tem seu nome como título. A sessão começa às 20h45. O longa dirigido por Wagner Moura conta com um elenco de peso, com destaque para Seu Jorge, Adriana Esteves e Bruno Gagliasso. É baseado no livro Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo, escrito pelo jornalista Mário Magalhães. Cercado de polêmicas e controvérsias políticas, o filme conta a trajetória daquele que para alguns foi um revolucionário e para outros, um terrorista.
Em sua estreia mundial no Festival de Berlim, em 2019, foi aplaudido de pé. Independentemente de posição política, o fato é que o longa que narra a história do chamado “inimigo público número 1” da ditadura já é considerado um sucesso e se tornou o filme brasileiro mais visto desde a pandemia, figurando como uma das apostas do cinema brasileiro em festivais internacionais.
LEIA MAIS: Gazeta foi conferir ‘Eternos’, novo filme da Marvel
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.