Com a experiência e as vivências de três décadas dedicadas à astrologia, uma santa-cruzense mira cotidianamente o cosmos (onde, afinal, reina a harmonia) para intuir ou identificar alguma ordem no caos, em um mundo que, por sinal, parece andar mais caótico do que nunca. E o equilíbrio necessário e indispensável para o ser humano parece advir, em especial, da poesia, com suas reverberações e suas simbologias. É trazendo na bagagem um novo livro, de prosa poética, que a astróloga Isabel Mueller retorna à sua terra natal nesta semana. E chega para lançar esse novo título, Caosmica, sob o selo da editora carioca Philos. O evento ocorreu neste sábado, na Livraria e Cafeteria Iluminura.

LEIA TAMBÉM: Comitiva analisa locações para o longa-metragem

Com o novo volume, o seu terceiro, Isabel ressurge após um longo hiato desde o lançamento de Alumbramento, em 2007. A estreia, com Céu da boca, já decorre mais de duas décadas, tendo sido editado em 2002. Antes dessa sua dedicação à literatura, Isabel fizera da astrologia a sua profissão, seguindo uma vocação, com mais de três décadas de atuação na área. Seja com a elaboração de horóscopo convencional, diário (que, aliás, assinou por quase uma década nas páginas da Gazeta do Sul), ou pela elaboração de mapas astrais ou outros conteúdos relacionados com a conferência do movimento dos astros, ela ganhou o mundo graças a esse envolvimento com a espiritualidade e o plano cósmico.

Publicidade

Morou por uma temporada nos Estados Unidos, retornou a Santa Cruz e depois se fixou no Rio de Janeiro. Quando veio a Covid-19, reaproximou-se de seus familiares em sua terra natal. O pai, Arlindo, é falecido, mas a mãe, dona Leonita, segue morando por aqui, bem como seus dois irmãos e seus sobrinhos. Quando a ameaça da pandemia arrefeceu, novamente levantou voo, desta vez para se radicar no litoral de São Paulo, há dois anos, além de ter passado um período na capital paulista.

LEIA TAMBÉM: Venâncio-airense lança livro Menores que o céu

A partir de lá, foi coautora de um podcast, Astrológicas, de ampla e positiva repercussão junto a plataformas da Globo. E foi nesse período, igualmente, que se dedicou a elaborar os textos de Caosmica, compostos por 12 seções, identificadas pelos signos (ou símbolos), mas não necessariamente relacionados a astronomia. São apreciações poéticas, líricas, de inferências que o cosmos proporciona, sem pretensão de oferecer um horóscopo.

Publicidade

Depois de os dois livros anteriores terem constituído efetivamente uma produção de poesia, Isabel prefere denominar esse novo conjunto de prosa poética. E antecipa que talvez ele constitua uma transição, em direção a uma escrita que, no futuro, poderá efetivamente ocorrer no gênero da prosa. Caosmica traz ainda 12 ilustrações (bem como a arte da capa) assinadas pela designer e publicitária mineira Rachel Gomes Magalhães, representando 12 mulheres, ou deusas.

LEIA TAMBÉM: Vigília constante

Isabel comenta que, a exemplo dos dois livros anteriores, ela não poderia deixar de fazer o primeiro lançamento em sua terra natal, e novamente na Iluminura. Posteriormente, outras sessões de autógrafos devem ocorrer em São Paulo, em Santos, Rio de Janeiro e talvez em Belo Horizonte. Mas os seus conterrâneos terão o privilégio de apreciar em primeira mão os seus novos voos criativos, imaginativos e criadores.

Publicidade

Em sua atividade profissional rotineira, Isabel atualmente se dedica, como astróloga, a mentorias, workshops, palestras e consultas, muitas delas em plataforma online, e com clientela do mundo todo, embora cariocas e paulistas sejam a ampla maioria, como salienta. Em paralelo, leva adiante a sua produção como escritora, ajudando a, pelas palavras, colocar um pouco de ordem nesse caos que nos cerca (ou que nos habita e embala).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.