Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Câmara de Vereadores

Poder Legislativo se instala na nova sede segunda-feira

O Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul inicia oficialmente as atividades em novo local a partir da próxima segunda-feira, 17. Às 17 horas está previsto o ato de inauguração, seguido de sessão ordinária. Nesta sexta-feira pela manhã, a nova estrutura foi apresentada para a imprensa.

O presidente Alceu Crestani (PSDB) destacou que mudar de ares, de tempo em tempo, faz bem para todos. “A mudança de estrutura do Poder Legislativo será um marco importante para a comunidade. Vamos viver uma nova era para o Poder Legislativo. Saem de cena os cupins e a sensação de ocupar um local inseguro  entra em cena a certeza de que a política pode ser melhor. E depende, também, das nossas atitudes”, destacou.

Segundo Crestani, o antigo prédio, que serviu durante mais de 25 anos ao Legislativo não apresentava mais condições de absorver as demandas no dia-a-dia da Câmara. “Ele cumpriu com honras o seu papel durante este período, mas acreditando na hora certa. O novo prédio vai poder abrigar as novas demandas da comunidade e também o processo legislativo, que é muito intenso no seu dia-a-dia. Acredito que a população tem muito a ganhar com a mudança e a nova estrutura, que ganhou algumas funcionalidades novas, em especial na área de acessibilidade”, citou.

Publicidade

O objetivo da mudança, conforme o presidente, é uma forma a atender aos anseios e melhorar ainda mais a atividade legislativa como um todo. “Somos uma das Câmaras que mais trabalha no Estado e também uma das mais enxutas em termos de gastos com o dinheiro público – vale lembrar que ao longo dos anos temos devolvido aos cofres do Executivo, quantias significativas que retornam à comunidade em forma de melhorias e obras”, acrescentou.

Novo ciclo

A vereadora Solange Finger, que encampou a mudança para um novo local, abre-se a partir de agora um novo ciclo no Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul. “A iniciativa para a busca de uma nova sede para o Poder Legislativo se deu pelo fato da antiga Casa Legislativa já estar em processo de deteriorização avançada e apresentava situações muito difíceis para o trabalho dos vereadores. Faltava espaço, em especial os gabinetes, que não tinha uma privacidade que o local necessitava”.

Publicidade

Segundo ela, a área administrativa também sofria com a falta de um espaço mais adequado. “Mas o fator decisivo foi a falta do alvará dos Bombeiros pela ausência de acessibilidade e segurança no local. Como a Câmara pode funcionar sem estar atuando dentro das normas, sendo que seria a primeira a dar exemplo? Acredito que demos um passo importante e o novo local servirá muito para acolher bem à população e vai qualificar a atuação do Legislativo”. 

Solange lembrou que quando foi presidente do Legislativo em 2015, fez uma gestão voltada para atrair as pessoas da comunidade e as entidades para usufruir da estrutura da Câmara de Vereadores. “Assim, acredito que no novo prédio vai se atender isso de forma mais adequada. Isso porque além do Plenário com capacidade para 276 pessoas, ainda existem salas de apoio para encontros com menos pessoas. Além disso, a comunidade vai poder ter um acesso mais adequado aos vereadores, através dos respectivos gabinetes. Meu sentimento, com a mudança de estrutura, é de dever cumprido”, finalizou.

Fases

Publicidade

A primeira sede foi localizada no prédio da atual Drogaria Santa Cruz, na esquina das ruas Marechal Floriano com a 28 de Setembro, quando ficou instalada entre 28 de setembro de 1878 e março de 1889.

A segunda sede foi o segundo piso do Palacinho da Prefeitura, onde permaneceu mais de 100 anos, entre março de 1889 e 15 de julho de 1991.

Do Palacinho da Prefeitura, o vereador Edmar Hermany (PP) foi o responsável pela transferência ao da rua Júlio de Castilhos, 567, onde permaneceu entre 16 de julho de 1991 a 16 de outubro de 2016, por mais de 25 anos.

Publicidade

O atual prédio conta com três pisos. No primeiro está localizado o Plenário da Câmara, com capacidade para 260 lugares e acessibilidade. Ainda no primeiro está o Plenarinho – local para reuniões dos vereadores durante as sessões e a sala comunitária, além da recepção, telefonista, banheiros, garagem e sala de captação de vídeos. No segundo piso ficam as salas dos 17 vereadores, enquanto que no terceiro piso fica o setor administrativo.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.