Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Poder Legislativo está de casa nova a partir de segunda

O Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul inicia oficialmente as atividades em novo local a partir da próxima segunda-feira, 17. Às 17 horas está previsto o ato de inauguração, seguido de sessão ordinária. Nesta sexta-feira pela manhã, a nova estrutura foi apresentada para a imprensa.

“A mudança de estrutura do Poder Legislativo será um marco importante para a comunidade. Vamos viver uma nova era para o Poder Legislativo. Saem de cena os cupins e a sensação de ocupar um local inseguro, entra em cena a certeza de que a política pode ser melhor. E depende, também, das nossas atitudes”, destacou o presidente Alceu Crestani (PSDB).

Segundo Crestani, o antigo prédio, que serviu durante mais de 25 anos ao Legislativo não apresentava mais condições de absorver as demandas no dia a dia da Câmara. O objetivo da mudança, conforme o presidente, é uma forma de atender aos anseios e melhorar ainda mais a atividade legislativa como um todo. 

Publicidade

Já conforme a vereadora Solange Finger (SD), que encampou a mudança para um novo local, a área administrativa também sofria com a falta de um espaço mais adequado. “Mas o fator decisivo foi a falta do alvará dos Bombeiros pela ausência de acessibilidade e segurança no local. Como a Câmara pode funcionar sem estar atuando dentro das normas, sendo que seria a primeira a dar exemplo? Acredito que demos um passo importante e o novo local servirá muito para acolher bem à população e vai qualificar a atuação do Legislativo”. 

FASES

A primeira sede foi localizada no prédio da atual Drogaria Santa Cruz, na esquina das ruas Marechal Floriano com a 28 de Setembro, quando ficou instalada entre 28 de setembro de 1878 e março de 1889.

Publicidade

A segunda sede foi o segundo piso do Palacinho da Prefeitura, onde permaneceu mais de 100 anos, entre março de 1889 e 15 de julho de 1991.

Do Palacinho da Prefeitura, o vereador Edmar Hermany (PP) foi o responsável pela transferência ao da rua Júlio de Castilhos, 567, onde permaneceu entre 16 de julho de 1991 a 16 de outubro de 2016, por mais de 25 anos.

O atual prédio conta com três pisos. No primeiro está localizado o Plenário da Câmara, com capacidade para 260 lugares e acessibilidade. Ainda no primeiro está o Plenarinho – local para reuniões dos vereadores durante as sessões e a sala comunitária, além da recepção, telefonista, banheiros, garagem e sala de captação de vídeos. No segundo piso ficam as salas dos 17 vereadores, enquanto que no terceiro piso fica o setor administrativo.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.