Santa Cruz do Sul é um grande polo localizado no Vale do Rio Pardo e região central do Rio Grande do Sul. O município conta com bom acesso e uma importante rodovia, a RSC-287, que conecta nossa cidade a Porto Alegre e à região oeste do Estado. Mas o que eu quero dizer com isso? Quero dizer que nossa cidade, que já é turística em certos períodos do ano, pode se tornar mais atrativa para os turistas gaúchos e de outras partes do Brasil.
Muito se fala da Serra Gaúcha, mais especificamente das cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Cada uma com suas culturas e tradições. Assim como Santa Cruz, que é de cultura germânica. Eu sou um grande apreciador de diferentes arquiteturas, espaços diferenciados, e como está em alta atualmente, locais instagramáveis. O que escrevo a partir de agora são sugestões, pois sabemos que fomentar o turismo e construir atrações requer grandes investimentos e parcerias.
Somos conhecidos pela nossa maravilhosa Oktoberfest, considerada a terceira maior do mundo. Isso é ótimo! Mas o que nosso parque tem que remete à tradição além do pórtico de entrada, Pavilhão Central e a Bierhaus? Não seria legal termos uma vila com casinhas inspiradas na arquitetura alemã para oportunizar ao visitante uma verdadeira imersão germânica? O espaço, inclusive, poderia ser usado para comercialização de produtos coloniais, assim como já é feito nas casinhas típicas. Além disso, uma decoração mais germânica dentro do parque faria toda diferença durante a Festa da Alegria.
Publicidade
Quando se vai a Gramado sentimos estar realmente no país europeu, pois nossa imaginação aflora e tudo se torna encantador. Lá, a grande maioria do comércio segue o modelo arquitetônico enxaimel, e é rico em detalhes. É isso que rouba nossa atenção, e nos faz tirar o celular do bolso para fazer fotos. O mesmo acontece na cidade de Canela, que tem como principal atrativo turístico a igreja de pedra. Particularmente, com olhar de turista, considero nossa Catedral São João Batista mais atraente do que muitas outras.
Santa Cruz se tornou uma cidade para negócios, e tem enorme potencial para ser visitada durante todos os meses do ano. Contamos com eventos diferenciados que contribuem para isso, como o Bailinho da Borges, que na minha visão deveria ganhar mais espaço no calendário, a Multifeira e Construarte, o recente Gauten Summit, a Procissão das Criaturas, Oktoberfest, Santa Cruz Festival de Cinema e a Christkindfest. Sem contar eventos paralelos e os que são promovidos por cervejarias da cidade.
Outro diferencial que não se encontra em todas as cidades é a vista que o Parque da Cruz proporciona. Sabemos que o Executivo Municipal está buscando alternativas para o espaço, e aqui deixo uma ideia: a viabilidade para que um restaurante funcione no local é bem complicada, por isso, olhando para a Serra Gaúcha, esses tipos de locais chamam a atenção pela vista e pelo que oferecem, como espaço para degustar bebidas e alguma comida diferente. Ou até mesmo unir a gastronomia e o pôr do sol com a música.
Publicidade
Esse tipo de atração para o Parque da Cruz, na minha visão, seria uma das opções mais viáveis. Já a ideia de se instalar uma roda-gigante no local seria uma grande sacada, e é o que fizeram Balneário Camboriú, São Paulo e Rio de Janeiro, que já são cidades turísticas, mas deram um plus para os turistas. Inclusive, alguns desses equipamentos contam com tecnologia santa-cruzense.
A Praça Getúlio Vargas e o Parque da Gruta são outros pontos que poderiam receber atrativos, assim como a Praça Siegfried Heuser. Lá há muita história, inclusive a estrutura de um trem. Uma sugestão seria aproveitar o grande espaço que se tem ali e construir um lago artificial, com pedalinhos, espaço para caminhada ao redor e locais para lazer. Revitalizar praças está sendo uma tendência mundial.
Para finalizar, temos a Christkindfest. Estamos caminhando para termos um dos maiores eventos natalinos do Estado, mas percebe-se que falta o principal: a decoração. O Natal é luz e cores, brilho e encantos.
Sabemos que o material para decoração é caro, mas para fazer com que os turistas venham a Santa Cruz, tirar fotos da decoração, movimentar a rede hoteleira e bares, como acontece no Natal Luz de Gramado, falta um plus na decoração para tornar isso viável, assim como podemos ter uma árvore natalina gigante em frente à Catedral.
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA FORA DE PAUTA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.