Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

papo de polícia

Podcast recebe promotor de Justiça nesta terça-feira

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

Em mais de três décadas de atuação, Ritt coleciona casos históricos em seu currículo

Promotor de Justiça há mais de três décadas, com atuação em alguns dos principais casos policiais de repercussão em Santa Cruz do Sul e no Estado, Eduardo Ritt, de 56 anos, é o convidado do último episódio da segunda temporada do podcast Papo de Polícia. A entrevista irá ao ar nesta terça-feira, 6, à noite, às 20 horas, no YouTube do Portal Gaz.

No programa, Ritt, que é responsável pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal do município, com atuação também como promotor durante as eleições, irá contar bastidores de fatos pitorescos nos quais atuou. Entre eles, o Caso Neguinho da Rapadura, de 1996, uma ocorrência de tecla de urna eletrônica danificada na última eleição e ainda uma das maiores rebeliões registradas no presídio santa-cruzense, que quase acabou com um agente penitenciário morto na década de 1990.

LEIA TAMBÉM: Papo de Polícia: episódio com coordenador regional do IGP pode ser ouvido no Spotify

Publicidade

Ritt também falará sobre bastidores do chamado Caso Renatinho e dos golpes da casa própria, em que ele atuou na defesa das vítimas. Foi nessa apuração, em Santa Cruz, que descobriu-se posteriormente que os autores estavam envolvidos em uma situação de abuso infantil. O promotor ainda vai revelar detalhes do trabalho desenvolvido por ele à frente do Ministério Público em outras comarcas.

Em Palmeira das Missões, por exemplo, ele precisou negociar com os sem-terra que tinham invadido a Fazenda do Salso, e em Encruzilhada do Sul denunciou o trabalho escravo. Bacharel em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com mestrado na mesma área, Eduardo Ritt já foi coordenador do 9º Núcleo da Associação do Ministério Público e atualmente é professor das disciplinas de Criminologia, Direito Penal e Processo Penal do curso de Direito da Unisc.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: como um taxista ajudou a evitar ataque a banco na região

Publicidade

Ele também é autor dos livros O Ministério Público como instrumento de democracia e garantia constitucional, publicado em 2002; e Estatuto do Idoso: aspectos sociais, criminológicos e penais, de 2008, escrito em conjunto com sua esposa, a professora Caroline Fockink Ritt, com quem também desenvolve um projeto de extensão na Unisc sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Histórias inusitadas reveladas por entrevistados

O podcast com o promotor de Justiça Eduardo Ritt será veiculado às 20 horas desta terça-feira no YouTube do Portal Gaz. Esse é o último episódio da segunda temporada do Papo de Polícia, que contou com sete entrevistas, entre maio e agosto deste ano. Na primeira, haviam sido dez entrevistas, entre novembro de 2023 e março.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: como está sendo o trabalho da perícia no caso de acidente que deixou seis mortos

Publicidade

“Ao longo desses 17 episódios, conversamos com promotor; defensor público; policiais militar, civil e penal; perito; bombeira; médico; advogados; escritor; armeiro e até militar da Legião Estrangeira e uma vítima de sequestro”, comenta o jornalista Cristiano Silva, que apresenta o programa. “São histórias incríveis e inusitadas dessas pessoas, que provavelmente nunca saberíamos se não fossem reveladas por elas mesmas de uma forma tão aberta como é em um podcast.”

O podcast tem um modelo inovador e dinâmico. A gravação, em um estúdio personalizado na sede da Gazeta Grupo de Comunicações, fica a cargo do videomaker Bruno Pedry, profissional experiente que trabalha na gestão e criação de conteúdo digital e midiático. “Nesta última temporada, chegamos a lotar o estúdio em um dos episódios, com a plateia assistindo ao vivo, que é algo que queremos aprimorar na próxima”, complementou Cristiano Silva.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: assista podcast com o coordenador regional de perícias

Publicidade

Os episódios são lançados às terças-feiras, de forma intercalada, no YouTube do Portal Gaz, onde o vídeo completo fica publicado e pode ser acessado. O áudio é disponibilizado no Spotify, na aba Gazeta Podcasts. Os cortes de partes dos episódios são publicados no Instagram do Gaz (@portalgaz). A terceira temporada deve começar ao longo dos próximos meses.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.