Apontada por delegados como prova inequívoca na maioria das investigações, a perícia criminal vem evoluindo ao longo dos anos e é cada vez mais determinante para condenações ou absolvições em muitos processos. Considerado referência no assunto e um dos mais prestigiados peritos do Estado, Paulo Ricardo Ost Frank, de 62 anos, é o convidado desta terça-feira, 23, do podcast Papo de Polícia, produzido pela Gazeta Grupo de Comunicações.
Natural de Canoas e formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), ele atua como perito criminal no Instituto-Geral de Perícias (IGP) há 20 anos e é o atual coordenador da 10ª Coordenadoria Regional de Perícias (10ª CRP), com sede em Santa Cruz do Sul e abrangência nos vales do Rio Pardo e do Taquari.
LEIA TAMBÉM: Advogada Tatiana Borsa assume defesa de Nego Di em caso de estelionato
Publicidade
Entre os casos emblemáticos nos quais atuou está o assassinato de Eliseu Santos, ex-vice-prefeito e ex-secretário da Saúde de Porto Alegre, morto a tiros na saída de um culto religioso em 2010, após descobrir um suposto esquema de corrupção. Ainda na Capital, trabalhou na Divisão de Balística do IGP, na área de funcionamento de armas de fogo.
Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Ufrgs, Frank é professor da disciplina de Criminalística na Academia de Polícia do Estado (Acadepol). No podcast, entre outros casos, vai detalhar algumas das perícias realizadas em Santa Cruz que auxiliaram nas investigações, como no acidente que vitimou a jovem Gabriele Schulte em 2018, e no assalto que resultou em morte em um bar de Linha Eugênia, em 2022.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: confira podcast com advogado que atuou durante a prisão de vereador na Operação Feudalismo
Publicidade
O podcast com o perito criminal Paulo Frank será veiculado às 20 horas desta terça-feira, no YouTube do Portal Gaz. As pessoas que assistirem poderão fazer perguntas ao convidado pelo chat do vídeo ao vivo. Esse é o sexto episódio da segunda temporada do Papo de Polícia. Na primeira, foram dez entrevistas, entre novembro de 2023 e março de 2024.
O podcast tem um modelo inovador e dinâmico. A gravação, em um estúdio personalizado na sede da Gazeta Grupo de Comunicações, fica a cargo do videomaker Bruno Pedry, profissional experiente e que trabalha na gestão e criação de conteúdo digital e midiático. A cada programa serão ouvidas pessoas ligadas à área da segurança, desde policiais de diferentes instituições, agentes públicos, médicos e advogados até vítimas, peritos, escritores e outras figuras que atuam no meio.
Os episódios são lançados às terças, de forma intercalada, no YouTube do Portal Gaz, onde fica publicado o vídeo completo, que pode ser acessado posteriormente. O áudio é disponibilizado no Spotify, na aba Gazeta Podcasts. Os cortes de partes dos episódios são publicados no Instagram do Gaz (@portalgaz).
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.