Regional

PMs monitores da escola cívico-militar devem chegar em 45 dias a Santa Cruz

O início oficial do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, está cada dia mais perto de se tornar realidade. O processo já está implantado, conforme publicação no Diário Oficial da União de 14 de setembro de 2021, mas faltam a contratação dos monitores – que são brigadianos da reserva – e a chegada dos uniformes para que o novo modelo entre em funcionamento. 

A parte de documentação que compete à escola está concluída. A diretora Lecir Terezinha Tomazi explica que para o processo de implantação ser finalizado, ainda falta a parte da Secretaria Estadual de Educação. A repartição é responsável pela abertura de um edital para a contratação dos monitores e também da licitação para a aquisição dos uniformes.

LEIA MAIS: Escola cívico-militar será realidade neste ano

Publicidade

Na última terça-feira, a diretora participou de um evento de formação do Ministério da Educação, em Brasília. O tema foi o replanejamento do Pecim e capacitação das Escolas Cívico-Militares. Na oportunidade, conforme detalha Lecir, ressaltou-se a importância do projeto nas escolas.

Houve ainda a certificação de nível básico e intermediário para as escolas com o programa implantado até 2020. “Como a nossa escola teve sua implantação em 2021, não recebemos ainda, pois temos um caminho a trilhar ainda”, ressalta Lecir. 

Diretores de escolas de todo o Brasil participaram de evento de formação no Ministério da Educação, em Brasília, nessa terça-feira

O evento contou com a participação de secretários estaduais de educação e de 183 diretores de escolas cívico-militares de todo o País. Em conversa com o deputado Marcelo Moraes (PL) e o coordenador do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares, Marcelo Borella, que também estiveram no encontro, a diretora foi informada de que o colégio deve receber os monitores em 45 dias e os uniformes em até 60 dias. Uma reunião com a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, a fim de cobrar apoio e mais agilidade no processo, está marcada para 24 de junho. 

Publicidade

Para Lecir, ​​a expectativa é grande em relação ao programa que, segundo ela, será positivo não só para o educandário e alunos, mas para a comunidade como um todo. “Com muita paciência e cautela, continuamos sempre buscando melhorias para a escola e para nossos estudantes, professores e funcionários.”

LEIA TAMBÉM

O programa das Escolas Cívico-Militares

O objetivo do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é reduzir a violência, a repetência e a evasão escolar. A estratégia é pautada na transmissão de valores como civismo, disciplina e coletividade. A intenção é melhorar o processo de ensino e aprendizagem e estimular a participação dos jovens na sociedade, como cidadãos conscientes do papel que podem desempenhar.

A diretora Lecir entre o coordenador do Pecim, Marcelo Borella, e o deputado Marcelo

LEIA TAMBÉM: Alunos de escola municipal de Gramado Xavier pedem melhorias após acidente na RSC-153

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.