O início oficial do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, está cada dia mais perto de se tornar realidade. O processo já está implantado, conforme publicação no Diário Oficial da União de 14 de setembro de 2021, mas faltam a contratação dos monitores – que são brigadianos da reserva – e a chegada dos uniformes para que o novo modelo entre em funcionamento.
A parte de documentação que compete à escola está concluída. A diretora Lecir Terezinha Tomazi explica que para o processo de implantação ser finalizado, ainda falta a parte da Secretaria Estadual de Educação. A repartição é responsável pela abertura de um edital para a contratação dos monitores e também da licitação para a aquisição dos uniformes.
LEIA MAIS: Escola cívico-militar será realidade neste ano
Publicidade
Na última terça-feira, a diretora participou de um evento de formação do Ministério da Educação, em Brasília. O tema foi o replanejamento do Pecim e capacitação das Escolas Cívico-Militares. Na oportunidade, conforme detalha Lecir, ressaltou-se a importância do projeto nas escolas.
Houve ainda a certificação de nível básico e intermediário para as escolas com o programa implantado até 2020. “Como a nossa escola teve sua implantação em 2021, não recebemos ainda, pois temos um caminho a trilhar ainda”, ressalta Lecir.
O evento contou com a participação de secretários estaduais de educação e de 183 diretores de escolas cívico-militares de todo o País. Em conversa com o deputado Marcelo Moraes (PL) e o coordenador do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares, Marcelo Borella, que também estiveram no encontro, a diretora foi informada de que o colégio deve receber os monitores em 45 dias e os uniformes em até 60 dias. Uma reunião com a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, a fim de cobrar apoio e mais agilidade no processo, está marcada para 24 de junho.
Publicidade
Para Lecir, a expectativa é grande em relação ao programa que, segundo ela, será positivo não só para o educandário e alunos, mas para a comunidade como um todo. “Com muita paciência e cautela, continuamos sempre buscando melhorias para a escola e para nossos estudantes, professores e funcionários.”
LEIA TAMBÉM
- Processo para implantação de escola cívico-militar em Santa Cruz do Sul avança
- O que muda se a Escola Santa Cruz for transformada em cívico-militar
O programa das Escolas Cívico-Militares
O objetivo do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é reduzir a violência, a repetência e a evasão escolar. A estratégia é pautada na transmissão de valores como civismo, disciplina e coletividade. A intenção é melhorar o processo de ensino e aprendizagem e estimular a participação dos jovens na sociedade, como cidadãos conscientes do papel que podem desempenhar.
LEIA TAMBÉM: Alunos de escola municipal de Gramado Xavier pedem melhorias após acidente na RSC-153
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!