ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Plataforma elevatória é inaugurada na Escola Cardeal Leme de São Martinho

Pais Elias e Aline junto com os filhos Gabriel e Ana Wehner: ocasião muito especial

O dia a dia do estudante Gabriel Henrique Wehner, 6 anos, que faz uso de uma cadeira de rodas, vai se tornar mais prático e acessível na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cardeal Leme, em Linha São Martinho. O motivo é a instalação de uma plataforma elevatória no educandário, inaugurada nessa sexta-feira, 30.

LEIA TAMBÉM: Escola Municipal Willy Carlos Froehlich vai ser ampliada; veja detalhes

Publicidade

O equipamento, o primeiro da rede municipal de ensino santa-cruzense, teve investimento de R$ 93 mil para garantir a acessibilidade e inclusão de Gabriel, que tem paralisia cerebral. A plataforma tem capacidade para até 230 quilos e comporta uma pessoa em cadeira de rodas e um acompanhante ou três pessoas em pé. O interior da cabine é equipado com um painel de comando com botões em LED, alarme e um botão de emergência.

Publicidade

A entrega do equipamento ocorreu junto à festa junina da escola. Estiveram presentes os pais e autoridades municipais. Para a diretora da Cardeal Leme, Juliana Behling, que atua há 15 anos no local, o equipamento vai fornecer mais segurança. “Nossa escola fica em um terreno íngreme. Por isso, o uso da plataforma para o Gabriel se deslocar do primeiro para o segundo andar, onde ficam as salas de aula, será um grande facilitador.”

LEIA TAMBÉM: Projetos de escolas da região são selecionados para Mostra Regional da 6ª CRE

Publicidade

A escola, que atende 101 estudantes, já teve outros cadeirantes. “Antes, o deslocamento desses alunos era mais complicado, pois em algumas situações era necessário até três pessoas para ajudar. E ficava mais complicado em dias de chuva”, ressalta a diretora. 

Publicidade

A prefeita Helena Hermany frisou que o projeto é inovador. “Ver envolvida toda essa comunidade é muito emocionante. Pequenas atitudes, que fazem a diferença na vida de uma criança, da família ou da escola, têm grande valia.”

Promover a inclusão

Outras escolas santa-cruzenses devem ser contempladas com equipamentos semelhantes. Entre elas a Santuário, localizada no Bairro Pedreira. O secretário de Educação, Wagner Machado, destacou que a ferramenta vai ajudar na educação de Gabriel e de outros estudantes. “Sabemos que podemos ter outros alunos precisando do equipamento. E esse olhar, iniciando pelo interior, é para todos perceberem que não se pode fazer distinção do aluno do interior e da cidade. Tem que ser igual para todos”, disse.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Educação é aliada na prevenção da violência contra a mulher nas escolas; entenda

Publicidade

Quem acompanha a família de Gabriel desde o nascimento do menino é o líder do governo na Câmara de Vereadores, Henrique Hermany. Ele destacou a importância da instalação do equipamento. “Fazer o diferente na vida das pessoas, assim como na vida do Gabriel, representa um olhar e a sensibilidade do que realmente importa.”Para o vice-prefeito Elstor Desbessell, a plataforma representa uma conquista.

“São investimentos em nosso interior que mostram que somos todos iguais. Esse equipamento será muito importante na vida da comunidade.”

Um dia de muita alegria

Publicidade

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto de novo loteamento prevê escola de educação infantil e centro ocupacional

Aline frisa que um monitor para o seu filho também foi outra grande conquista. “A escola e a Prefeitura se mobilizaram para trazer um monitor, que é garantido por lei. Isso também foi muito marcante”, relembrou. O pai, Elias Wehner, aprovou o equipamento. “É uma alegria muito grande. Vai facilitar e promover a inclusão do meu filho na escola, junto com os colegas.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta