Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAFRA

Plantio do milho chega a 20% das áreas na região

Foto: Lula Helfer/Banco de Imagens

Milho plantado na resteva do tabaco não chegou a se desenvolver em razão da falta de água. Soja também teve muitas perdas

Com o clima favorável dos últimos dias, o plantio do milho avançou no Vale do Rio Pardo e já chega a 20% do total previsto, conforme o levantamento do escritório regional da Emater/RS-Ascar. Tradicionalmente essa etapa começa no início de agosto, mas o tempo chuvoso tornou inviável a preparação do solo e também a semeadura. Apesar do atraso que chega a três semanas em alguns locais, a situação ainda é considerada normal pela Emater e não deve trazer problemas no final do ciclo. A área total deve se manter a mesma do ano passado, cerca de 47 mil hectares.

“Houve um período de alta umidade no solo e os produtores não conseguiram trabalhar com as máquinas nas lavouras. Com isso, temos um avanço mais lento em relação às últimas safras”, observa o extensionista rural Vilson Pitton. A recomendação é de que o plantio comece a partir de 11 de agosto e seja concluído por volta de 10 de setembro. Os agricultores que trabalham com maior mecanização conseguem agilizar o trabalho se as condições climáticas permitirem.

LEIA TAMBÉM: Safra de tabaco deste ano emprega mil trabalhadores a menos

Publicidade

Mesmo com a valorização do grão no mercado nos últimos anos, a área de cultivo na região teve queda de 15% da safra 2016/2017 para a atual – de 55,3 mil hectares para 47,1 mil hectares. O motivo, explica Pitton, é a alta no preço da soja. Os produtores que possuem terras aptas para a mecanização e implementos adequados acabam optando pela oleaginosa, mais resistente às estiagens que vêm atingindo o Rio Grande do Sul nos últimos anos.

Foto: Gazeta do Sul

O valor da saca de 60 quilos ronda os R$ 80,00, o dobro do que era registrado há seis safras, mas ainda cerca de 20% abaixo do ano passado, quando chegou a ultrapassar os R$ 100,00. Apesar de valorizado, o custo de produção do milho aumentou de forma expressiva, sobretudo os fertilizantes. Diante desse cenário, ainda que a safra atenda às expectativas, a rentabilidade da cultura pode diminuir, alerta Pitton.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.