Categories: Regional

Plantio de feijões: iniciativa de santa-cruzense espanta o lixo no Bairro Faxinal

O aposentado Ernesto Dornelles da Silva cansou de ver o acostamento da Rua Deputado Júlio de Oliveira Vianna, no Bairro Faxinal Menino Deus, e decidiu plantar feijão. A área, dividida com um vizinho, é uma faixa de terra com aproximadamente 150 metros de comprimento e deverá render uma saca do grão que vai alimentar a família o ano todo.

Em agosto, Ernesto comprou semente de feijão, virou a terra e plantou o cereal. “Aqui é ponto de depósito de estofados e televisores estragados. Tudo que não presta era colocado aqui. Desde que plantei o feijão, parou”, contou. O grão está quase pronto para ser colhido.

LEIA MAIS: Jovem aproveita espaço junto à calçada com hortaliças e flores

Publicidade

Na área, o aposentado espera acumular uns 50 quilos, equivalente a uma saca do grão. “Vamos ter feijão o ano todo.” Fã da Rádio Gazeta 107,9 FM, Ernesto acompanha as reportagens e ações destacadas pelo projeto Repensar, da Gazeta Grupo de Comunicações. Também inspirado pelas ideias, ele pensou em cultivar o feijão para eliminar o lixo.

“E não é que deu certo? Antes, a Prefeitura vivia avisando que multaria quem jogasse lixo aqui, mas isso nunca era respeitado”, recorda o aposentado. Agora, com o exemplo – também destacado pelo Repensar –, o aposentado espera motivar outros moradores, sobretudo para que não se jogue lixo em áreas sem ocupação dentro da cidade.

LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEO: há 15 anos, ninguém toca na Reserva Particular do Patrimônio Natural

Publicidade

Ao lado de Ernesto está o inseparável neto Davi, de 10 anos. Ele mora com o avô, mas não plantou o feijão. “Eu estou esperando para comer”, diz em meio ao riso. Ernesto inspira o neto e o jovem fica feliz em ver a iniciativa do avô. “Eu gostei muito disso que ele fez aqui para nós, meu avô é muito legal”, resume.

LEIA MAIS
Escoteiros trazem mais de mil sacos plásticos para a Gazeta
FOTOS: os tons de verde que colorem a primavera no Parque Witeck

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.