Há mais de um mês, a Unidade Básica de Saúde Clementina Martini (Posto Central) passou a oferecer plantão noturno, marcando a retomada desse tipo de serviço em Santa Cruz do Sul. Desde a inauguração, em 1º de março, os usuários optaram pelo atendimento no local para diferentes finalidades. De acordo com a supervisora médica da Atenção Básica, Clauceane Venzke Zell, de março até 1º de abril, 749 atendimentos foram realizados na UBS.
Ela aponta que o número abrange atendimentos médicos e da equipe de enfermagem, curativos, procedimentos e aplicação de imunizantes. As principais queixas dos pacientes são relacionadas a dores agudas, como dor osteomuscular, abdominal e de cabeça. Casos de Covid-19 e dengue igualmente foram confirmados no posto. “Tivemos boa procura também por vacinas, o que nos deixa muito satisfeitos, pois é uma maneira de conseguirmos melhorar as coberturas vacinais.”
LEIA MAIS: Veja como funciona o plantão noturno na UBS Clementina Martini
Publicidade
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, o número de atendimentos no Posto Central no primeiro mês comprova que a decisão de abrir as portas no turno da noite foi acertada. “Com mais essa possibilidade de serviço em horário alternativo, desafogamos o Pronto Atendimento no Hospital Santa Cruz, reduzimos o tempo de espera para os pacientes e melhoramos a qualidade do serviço”, afirma.
O plantão noturno da UBS Clementina Martini funciona de segunda a sexta, das 18 horas à meia-noite, na unidade localizada na Travessa Vereador Walter Kern, 125, ao lado do Centro Materno Infantil (Cemai). Conforme Clauceane, não há dias específicos de maior demanda. “A média de atendimentos tem se mantido estável em todos os dias”, diz. Segundo ela, o atendimento está de acordo com o que foi planejado, sem maiores intercorrências durante o primeiro mês. “A população aderiu ao plantão e entendeu os motivos em que deve procurá-lo.”
LEIA TAMBÉM: Inaugurado o plantão noturno em Monte Alverne
Publicidade
Todos podem utilizar os serviços do Posto Central, basta possuir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A prioridade é para quadros que não ofereçam risco de morte. Segundo Clauceane, em situações de urgência e emergência, como dor no peito, perda de consciência, acidentes, suspeitas de acidente vascular cerebral, falta de ar intensa e suspeita de fraturas, deve-se procurar o Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.