Categories: Geral

Planos de internet fixa terão limites de dados até 2017

Aqueles que têm um celular já estão acostumados com o controle de dados móveis. Ao chegar ao limite, os usuários têm duas opções: Ou deixam a internet de lado, ou contratam um pacote adicional. É bom estarem bem com esse fato, pois, planos de internet fixa deverão ser oferecidos da mesma forma, a partir de 2017.

Atualmente, os contratos são feitos por velocidade, sem um volume máximo de tráfego permitido. Esse formato vai deixar de ser oferecido aos internautas. De certa forma, isso atinge o uso que as famílias fazem da internet fixa. Um plano intermediário – que fica em torno de 15 Mbps (megabits por segundo) – dá direito a uma franquia mensal que varia entre 80GB e 100GB. O usuário poderá navegar com a velocidade contratada até atingir esses valores.

Dependendo do uso, 100 GB pode não ser o suficiente. Se uma família de quatro pessoas – cada um, com um computador – tem membros que gostam de assistir vídeos com boa qualidade no YouTube ou fazer uma maratona de séries no final de semana é apenas um caso de tempo para que a franquia acabe muito rápido. A cada acesso e a cada conexão de um aparelho, é um passo para a redução de velocidade.

Publicidade

Isso inclui também a mania de famílias que mantém os celulares conectados ao Wi-Fi durante a noite. Mesmo sem estar navegando, a franquia também pode diminuir. O fato de receber notificações já é uma forma de colaborar para que o plano se vá. Ao chegar no limite de dados, adeus aos vídeos de boas qualidades, atualizações de jogos e maratonas de séries. A conexão terá velocidade bastante reduzida.

O que muda?

Mesmo que o plano com franquia tenha a aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatal), é necessário seguir algumas regras. Entre elas, a mudança só é permitida se o usuário for informado pela operadora sobre o consumo mensal e alertar quando a franquia se aproximar do limite contratado.

Publicidade

Apesar de ser uma mudança, o Brasil já viveu algo semelhante. Quando a internet ainda era contratada de forma discada, era preciso se preocupar com a quantidade de pulsos da rede – Internautas do início dos anos 2000 vão relembrar desses tempos com essa novidade, um tanto quanto parecida com o passado. Além disso, as operadoras analisam o acesso de qualquer conteúdo na internet. O cálculo leva em consideração o consumo de dados durante o download, ou upload.

O limite vai diminuir por qualquer aparelho que esteja conectado à internet. Até mesmo durante a noite, quando seus donos estão dormindo e os deixam ligados – apenas recebendo notificações. Para ter noção de como está a franquia, o usuário pode acompanhar o seu uso na área dedicada a clientes dos sites das operadoras.

Também será possível receber alertas através do e-mail. Assim, o internauta será avisado quando a sua franquia estiver próxima do limite mensal. Caso esse limite seja ultrapassado, corre riscos da velocidade ser reduzida. Ou, até mesmo, de ter a sua conexão cancelada pela operadora, até o final do mês.

Publicidade

 

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.