Está nas mãos da prefeita Helena Hermany o primeiro Plano Municipal de Turismo de Santa Cruz do Sul 2021-2025. O documento, um dos requisitos para obtenção de recursos federais destinados à área do turismo, começou a ser elaborado em agosto de 2019 e agora será transformado em projeto de lei para apreciação dos vereadores. A ideia é que, após se tornar lei, o documento seja revisado e atualizado a cada cinco anos.
A entrega do plano ocorreu no salão nobre da prefeitura, com a presença do vice-prefeito Elstor Desbessell, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Farias, da diretora executiva da Noratur Trade Turístico e Negócios e presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Leonora Schneider, do consultor da Noratur Fábio Nueno, da vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Silvani Frantz e das integrantes da Comissão Fiscalizadora, Jacira Assmann e Vera Gassen.
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A finalidade do Plano Municipal de Turismo é servir como uma ferramenta de gestão e planejamento estratégico, partindo da oferta turística existente para o desenvolvimento de múltiplas ações focadas no potencial local. A construção resultou de intensas discussões com diversos segmentos do trade turístico, setor privado, conselheiros, membros do Executivo Municipal, da Câmara de Vereadores e da sociedade civil.
A primeira etapa contemplou a realização do diagnóstico e inventário, a segunda de prognóstico, a terceira de elaboração do Plano de Ações Estratégicas e a última de elaboração do documento final. Em 2020, em virtude da pandemia, a maior parte dos trabalhos ocorreu por meio de reuniões virtuais.
A prefeita Helena Hermany recebeu o documento com entusiasmo e disse que, a partir de agora, a atividade turística ganha prioridade como setor que desempenha papel crucial no fomento da economia local, na geração de empregos e na atração de novos investimentos. “Santa Cruz tem um imenso potencial a ser aproveitado, temos riqueza de atrativos, gastronomia, cultura, eventos e serviços. Com este plano passamos a ter um norte, um conjunto de diretrizes que nos torna protagonistas de um novo modelo de gestão”, disse ela.
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