Categories: Regional

Plano de Arborização de Santa Cruz será revisado

O Conselho Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Santa Cruz do Sul, órgão formado por representantes do poder público, entidades ambientalistas e representantes da sociedade civil, realiza uma revisão do Plano de Arborização Urbana.

O texto, que após aprovação se transformará em lei, estabelece normas para manejo, proteção e conservação das formações vegetais, arborização e procedimentos para supressão, transplante ou podas de espécies vegetais, bem como os critérios atrelados à área urbana do município. O documento, que ainda está sendo formulado e discutido pela comissão, seguirá à Câmara de Vereadores para ser regulamentado posteriormente.

LEIA TAMBÉM: Poda irregular de árvore chama a atenção no Centro de Santa Cruz

O engenheiro e vice-presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Sebastião Diones Bohrer, justificou que a última versão está desatualizada e corresponde ao ano de 2015. “Consideramos a necessidade da transparência na adoção de critérios para fins de penalização por infrações contra a flora, a necessidade de estabelecer valores proporcionais aos danos e a necessidade de suprir lacunas na lei vigente”, afirmou.

Publicidade

Uma reunião realizada na manhã da última sexta-feira, entre integrantes do conselho, tratou sobre o documento, que tem 43 artigos pré-estabelecidos. A previsão é de que em 30 dias seja apresentada uma proposta final pelos conselheiros.

“Existe uma série de legislações atreladas à cobertura vegetal, mas nenhuma especifica a arborização urbana. As leis existentes têm valores muitos baixos e, na maioria das vezes, o empreendedor opta por cortar a árvore e pagar a multa do que fazer o processo de licenciamento. Depois da revisão, a legislação se tornará mais rígida e deverá evitar infrações”, comentou Bohrer.

LEIA TAMBÉM
Inverno é tempo de fazer podas na cidade e no campo

Ministério Público apura desmatamento no Cinturão Verde

Publicidade

Prefeito fica insatisfeito com a secretaria

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, ficou insatisfeito com as explicações dadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade para a reportagem sobre a poda não autorizada de árvores na Rua Tenente Coronel Brito, publicada na Gazeta do Sul dessa sexta-feira. “Quero o nome dos predadores para enquadrá-los na lei, porque nem a secretaria, nem o governo estão de quarentena”, salientou Telmo.

A reportagem mostrou que quatro unidades de diferentes portes correm o risco de ter a saúde e a vitalidade comprometidas em consequência da poda radical. A ação desconfigurou totalmente a arquitetura de copa de todas elas. Segundo informação dada pela secretaria, a confirmação das penalidades depende da avaliação da fiscal – que atualmente está em quarentena.

LEIA A REPORTAGEM: Meio Ambiente avalia poda drástica de árvores na Tenente Coronel Brito

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.