Rio Pardo

Pizzaria de rio-pardense é eleita a melhor da Europa

O ranking elaborado pela 50 Top Pizza colocou a pizzaria de Rafael Panatieri como a melhor da Europa em 2023. Ele, que é natural de Rio Pardo, aposta desde muito cedo no ramo da gastronomia, e escolheu a Espanha para pôr em prática seus saberes na cozinha com o preparo de pizzas. O resultado da classificação foi divulgado no último dia 3. A listagem dos melhores estabelecimentos não contou com restaurantes da Itália.

A Sartoria Panatieri é dirigida pelo rio-pardense de 37 anos e por seu amigo Jorge Sastre, natural de Madri. Os dois são entusiastas do conceito que leva os ingredientes “do grão à pizza”. À Gazeta do Sul, Panatieri contou como foi a premiação. “A classificação envolve inspetores anônimos do 50 Top Pizza. A gente não sabe quem eles são e chegam sem avisar nos restaurantes. Eles avaliam os produtos que utilizamos, qualidade da pizza, atendimento, garçom, decoração do ambiente e outros itens nesse sentido.”

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a fazer a pizza no matambre

Publicidade

A 50 Top Pizza é especializada no ramo das melhores pizzarias do mundo. “Faz quatro anos que tenho o empreendimento. Na primeira vez que participamos, recebemos a 11ª colocação; no ano seguinte, a quinta, e agora o primeiro lugar”, frisou Panatieri. Ele é dono de duas pizzarias em Barcelona e um restaurante. O atendimento ocorre todos os dias e conta com serviço de almoço e jantar.

Além da premiação como melhor pizzaria, a Sartoria Panatieri foi agraciada com outros dois títulos: Green Oven, para estabelecimentos sustentáveis, e melhor Pizza Ano 2023 da Europa. O sabor escolhido foi a pizza feita com salsa, tomates-cereja assados, muçarela e manjericão holandês. “Não esperávamos o primeiro lugar. Quando soubemos, foi uma surpresa. Mesmo com a premiação, vamos continuar trabalhando pela satisfação do cliente e construindo o bom atendimento.”

LEIA TAMBÉM: GAZtronomia: as delícias que aquecem o paladar no inverno

Publicidade

Sobre a Itália, considerada o berço da pizza, Panatieri destacou que a premiação é uma forma de falar do país. “Essa relação com a Itália é bem tranquila. Nesta seleção, o país não participa, pois depois tem a etapa mundial, onde todas as pizzarias do mundo se envolvem.” Em 2022, a pizzaria do cozinheiro ficou em 21º lugar no ranking mundial. “Esperamos ficar entre as cinco melhores neste ano.”

A classificação do 50 Top Pizza antecipa a próxima premiação, que vai elencar as 100 melhores pizzarias do mundo, no dia 13 de setembro, em Nápoles, Itália. Após a premiação do início de maio, o estabelecimento de Panatieri teve grande procura por reservas para os próximos meses.

“Atendemos tanto os moradores locais como turistas. Os pedidos de reservas chegam a quatro meses. Apenas após o anúncio da premiação, tivemos cerca de 3 mil pedidos. Se contarmos entre duas e três pessoas por reserva, chega a 10 mil pessoas.” O valor da pizza varia entre 20 euros (R$ 110,36) e 30 euros (R$ 165,53).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Chef Cátia Leal: uma receita de sucesso

Como tudo começou

Antes de começar a jornada na cozinha, Rafael Panatieri estava prestes a cursar Medicina Veterinária, mas optou por conhecer o mundo da gastronomia. Aos 17 anos, iniciou o curso de cozinheiro no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Porto Alegre. Ele também realizou um aperfeiçoamento na área no Centro Europeu, em Curitiba.

Com a procura após a conquista, pizzaria tem reservas para os próximos quatro meses

Panatieri acumulou experiências trabalhando em hotéis de Gramado, na Serra, mas a vontade de viver em novos lugares levou o cozinheiro a conhecer e trabalhar em restaurantes da Itália, como em Milão, Roma, Florença e na Sicília.

Publicidade

“Foram quatro anos no país, mas eu e minha esposa Ana Carolina Wunderlich conhecemos Barcelona, após uma viagem para passar o Natal. Gostamos da cidade e resolvemos nos mudar para lá, onde construí minha família.” Ana também é natural de Rio Pardo e desde cedo acompanha Panatieri. O casal tem um filho, Romeu Panatieri, de 6 anos.

LEIA TAMBÉM: GAZtronomia: dicas e receitas de dar água na boca

Rafael é filho de Ramiro Panatieri e de Maria Cristina, que apoiaram e incentivaram o seu sonho. “Eles falavam para eu estudar e, quando saí de Rio Pardo, me apoiaram e ajudaram a tomar decisões importantes, como acontece até hoje,” contou. A ideia de Panatieri era ficar um ano na Europa, mas os planos mudaram e hoje ele já está há 15 anos. Adotou a cidade de Barcelona para viver. “Eu vim para a Europa com 22 anos. Depois que me estabilizei aqui, minha companheira também veio e casamos em Milão.”

Publicidade

O companheiro de negócios, Jorge Sastre, entrou na história do rio-pardense quando eles começaram a trabalhar juntos. Panatieri teve a ideia de criar a pizzaria e Sastre apoiou. “Queríamos mudar o conceito do fast-food de pizza, pois eu vejo a pizza como um prato de restaurante.”

Os produtos e ingredientes utilizados são todos feitos no restaurante. “Temos no cardápio dez sabores. Nosso carro-chefe é a pizza de creme de espinafre com mortadela de pistache e creme de ricota. Não trabalhamos com pizzas doces e são poucas as que utilizam alguma fruta”, contou o cozinheiro.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.