O ranking elaborado pela 50 Top Pizza colocou a pizzaria de Rafael Panatieri como a melhor da Europa em 2023. Ele, que é natural de Rio Pardo, aposta desde muito cedo no ramo da gastronomia, e escolheu a Espanha para pôr em prática seus saberes na cozinha com o preparo de pizzas. O resultado da classificação foi divulgado no último dia 3. A listagem dos melhores estabelecimentos não contou com restaurantes da Itália.
A Sartoria Panatieri é dirigida pelo rio-pardense de 37 anos e por seu amigo Jorge Sastre, natural de Madri. Os dois são entusiastas do conceito que leva os ingredientes “do grão à pizza”. À Gazeta do Sul, Panatieri contou como foi a premiação. “A classificação envolve inspetores anônimos do 50 Top Pizza. A gente não sabe quem eles são e chegam sem avisar nos restaurantes. Eles avaliam os produtos que utilizamos, qualidade da pizza, atendimento, garçom, decoração do ambiente e outros itens nesse sentido.”
LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a fazer a pizza no matambre
Publicidade
A 50 Top Pizza é especializada no ramo das melhores pizzarias do mundo. “Faz quatro anos que tenho o empreendimento. Na primeira vez que participamos, recebemos a 11ª colocação; no ano seguinte, a quinta, e agora o primeiro lugar”, frisou Panatieri. Ele é dono de duas pizzarias em Barcelona e um restaurante. O atendimento ocorre todos os dias e conta com serviço de almoço e jantar.
Além da premiação como melhor pizzaria, a Sartoria Panatieri foi agraciada com outros dois títulos: Green Oven, para estabelecimentos sustentáveis, e melhor Pizza Ano 2023 da Europa. O sabor escolhido foi a pizza feita com salsa, tomates-cereja assados, muçarela e manjericão holandês. “Não esperávamos o primeiro lugar. Quando soubemos, foi uma surpresa. Mesmo com a premiação, vamos continuar trabalhando pela satisfação do cliente e construindo o bom atendimento.”
LEIA TAMBÉM: GAZtronomia: as delícias que aquecem o paladar no inverno
Publicidade
Sobre a Itália, considerada o berço da pizza, Panatieri destacou que a premiação é uma forma de falar do país. “Essa relação com a Itália é bem tranquila. Nesta seleção, o país não participa, pois depois tem a etapa mundial, onde todas as pizzarias do mundo se envolvem.” Em 2022, a pizzaria do cozinheiro ficou em 21º lugar no ranking mundial. “Esperamos ficar entre as cinco melhores neste ano.”
A classificação do 50 Top Pizza antecipa a próxima premiação, que vai elencar as 100 melhores pizzarias do mundo, no dia 13 de setembro, em Nápoles, Itália. Após a premiação do início de maio, o estabelecimento de Panatieri teve grande procura por reservas para os próximos meses.
“Atendemos tanto os moradores locais como turistas. Os pedidos de reservas chegam a quatro meses. Apenas após o anúncio da premiação, tivemos cerca de 3 mil pedidos. Se contarmos entre duas e três pessoas por reserva, chega a 10 mil pessoas.” O valor da pizza varia entre 20 euros (R$ 110,36) e 30 euros (R$ 165,53).
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Chef Cátia Leal: uma receita de sucesso
Como tudo começou
Antes de começar a jornada na cozinha, Rafael Panatieri estava prestes a cursar Medicina Veterinária, mas optou por conhecer o mundo da gastronomia. Aos 17 anos, iniciou o curso de cozinheiro no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Porto Alegre. Ele também realizou um aperfeiçoamento na área no Centro Europeu, em Curitiba.
Panatieri acumulou experiências trabalhando em hotéis de Gramado, na Serra, mas a vontade de viver em novos lugares levou o cozinheiro a conhecer e trabalhar em restaurantes da Itália, como em Milão, Roma, Florença e na Sicília.
Publicidade
“Foram quatro anos no país, mas eu e minha esposa Ana Carolina Wunderlich conhecemos Barcelona, após uma viagem para passar o Natal. Gostamos da cidade e resolvemos nos mudar para lá, onde construí minha família.” Ana também é natural de Rio Pardo e desde cedo acompanha Panatieri. O casal tem um filho, Romeu Panatieri, de 6 anos.
LEIA TAMBÉM: GAZtronomia: dicas e receitas de dar água na boca
Rafael é filho de Ramiro Panatieri e de Maria Cristina, que apoiaram e incentivaram o seu sonho. “Eles falavam para eu estudar e, quando saí de Rio Pardo, me apoiaram e ajudaram a tomar decisões importantes, como acontece até hoje,” contou. A ideia de Panatieri era ficar um ano na Europa, mas os planos mudaram e hoje ele já está há 15 anos. Adotou a cidade de Barcelona para viver. “Eu vim para a Europa com 22 anos. Depois que me estabilizei aqui, minha companheira também veio e casamos em Milão.”
Publicidade
O companheiro de negócios, Jorge Sastre, entrou na história do rio-pardense quando eles começaram a trabalhar juntos. Panatieri teve a ideia de criar a pizzaria e Sastre apoiou. “Queríamos mudar o conceito do fast-food de pizza, pois eu vejo a pizza como um prato de restaurante.”
Os produtos e ingredientes utilizados são todos feitos no restaurante. “Temos no cardápio dez sabores. Nosso carro-chefe é a pizza de creme de espinafre com mortadela de pistache e creme de ricota. Não trabalhamos com pizzas doces e são poucas as que utilizam alguma fruta”, contou o cozinheiro.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!