Famosa e apreciada mundialmente, tanto que é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a pizza é realmente um dos símbolos mais importantes da Itália. Profundamente enraizado na cultura, este símbolo da boa gastronomia local tem as suas raízes num passado muito distante.
Pense que uma versão mais simples e rudimentar deste prato foi preparada em tempos remotos. Um tipo de pizza muito simples, sem tomate e sem queijo, já era conhecido e apreciado ainda nos tempos dos antigos gregos. Depois, com o tempo e a chegada do tomate à Itália, a sua receita foi enriquecida para se tornar aquela irresistível maravilha de sabores que todos conhecemos.
LEIA MAIS: Pizzaria de rio-pardense é eleita a melhor da Europa
Publicidade
De acordo com o livro Uma fatia da Itália, assinado pela jornalista Flávia G. Pinho, especializada em gastronomia e pesquisadora de História da Alimentação, a pizza, inicialmente consumida pela população mais pobre da Itália, especialmente operários do Sul do país, demorou para agradar às classes mais abastadas. Vendida nas calçadas da cidade de Nápoles, a refeição chegou ao Brasil antes mesmo de se popularizar no país de origem. Até o primeiro terço do século 20, mesmo na Itália, o hábito de comer pizza permaneceu praticamente restrito a Nápoles. Para se ter uma ideia, a primeira pizzaria de Milão foi inaugurada somente em 1929.
Já no Brasil, a primeira pizza chegou com ingredientes italianos, por volta do século 19. O pizzaiolo Carmino Corvino foi quem trouxe a novidade para São Paulo. Em 1910, ele veio morar no país, quando inaugurou a Cantina Santa Genoveva, no bairro paulistano Brás.
LEIA TAMBÉM: GAZtronomia: dicas e receitas de dar água na boca
Publicidade
Hoje, a então pizzaria mais antiga do Brasil não existe mais e desde lá abrasileiramos esse prato de diversas maneiras, chegando a sabores até mesmo inesperados, pois quase todo tipo de cobertura é possível quando se tem uma massa de pizza nas mãos. O que não falta por aqui aqui é criatividade para montar uma pizza irresistível.
O prato é tão querido pelos brasileiros que tem até mesmo uma data em sua homenagem, comemorada desde 1985: 10 de julho, o Dia da Pizza. A data foi definida a partir de um concurso estadual que escolheu as 10 melhores receitas de marguerita e muçarela, em evento promovido pelo secretário de Turismo de São Paulo à época, Caio Luís de Carvalho.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!