A rodovia ERS-418, que liga o centro de Santa Cruz do Sul ao distrito de Monte Alverne, está com o trânsito interrompido. Pouco antes do meio-dia desta quarta-feira, 1º, a pista desmoronou. Há, ainda, vários pontos com rachaduras, indicando risco de mais desabamentos.
De acordo com relato de um morador da região à Rádio Gazeta FM 107,9, o ponto onde ocorreu o desmoronamento já oferecia risco há anos, mas desde o início da manhã a situação foi se agravando. “Antes do meio-dia desceu de vez”, contou.
LEIA TAMBÉM: Ponte de Mariante na RSC-287 está bloqueada para trânsito de veículos
Publicidade
Outro ponto de preocupação na ERS-418, é em uma residência, onde pode cair uma barreira sobre a pista. “Daí não haverá acesso, a comunidade ficará isolada”, lamentou o morador. De acordo com o subprefeito de Monte Alverne, Mauri Frantz, a força das águas também levou as cabeceiras das pontes das vias que ligam a Linha Antão e Centro da Linha Brasil. Na divisa de Arroio do Tigre e Linha Julieta a correnteza carregou a ponte, impossibilitando a travessia.
A equipe trabalha, neste momento, para a retirada de famílias, onde o nível dos rios possa voltar a subir. Desde essa terça-feira, 30, entre 70 e 80 pessoas já foram removidas. Frantz acredita que possa existir mais danos na área do interior, mas não há como precisar, porque estão sem comunicação por falta de energia elétrica, telefonia e internet.
LEIA TAMBÉM: Primeira vítima da enchente em Rio Pardinho é identificada
Publicidade
Equipes da RGE estão se mobilizando para desligar a eletricidade dos fios de alta tensão, pois há informações, também, de queda de galhos sobre a pista.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade