Não importa se você gosta do inverno ou não, o piso gelado (principalmente nos banheiros) é incômodo para todo mundo. Ter uma casa com piso aquecido é sinônimo de muito conforto durante o inverno. O ar quente fica mais leve e passa a subir naturalmente, aquecendo o ambiente todo de forma suave e agradável, sem abafamento, ruído, ressecamento ou ocupando espaço, como no caso dos condicionadores de ar. Com os aquecedores pode-se agregar, ainda, às desvantagens a queima de oxigênio.
Marcio André Hillesheim, engenheiro de controle e automação da Hillem Soluções Elétricas, explica que para ter esse comodidade é preciso que se instale um sistema composto de cabos calefatores que, instalados dentro do contrapiso, transmitem o aquecimento, através do piso. “Ele é capaz de gerar um conforto sem igual, por ser um aquecimento uniforme no ambiente e um calor que vem de baixo para cima, sendo muito eficiente contra umidade também, inclusive instalado em baixo de móveis, e ajudando na vida útil dos mesmos. Além disso, as crianças que podem brincar no chão e andar descalças”, destaca.
LEIA MAIS: Construção & Decoração evidencia projetos nesta edição
Publicidade
Hillesheim explica que o ideal é sempre instalar no contrapiso para ter a melhor eficiência no consumo e uniformidade no aquecimento, mas existem muitas soluções de engenharia para esse sistema. Independentemente de ser obra nova ou reforma, é importante contratar uma empresa especializada.
Casa ainda mais quente
Existem muitas aplicações do sistema, inclusive em paredes, atrás de armários em closets, para evitar mofo e umidade em armários, principalmente em paredes grandes ou com pouca ventilação ou, ainda, voltadas para o lado Sul.
Outra novidade, os termostatos controlados remotamente, em que a pessoa pode, ao sair do serviço, já ligar o piso para chegar em casa com o ambiente aquecido ou, mesmo, programar o aquecimento para ligar pela manhã e já estar adequado ao acordar.
Publicidade
Entre as tecnologias de piso aquecidos, Hillesheim recomenda a elétrica, que não precisa de caldeira, e pode se ter um sistema fotovoltaico com conjunto para gerar a energia necessária ao sistema, tendo aquecimento, sem pagar por isso. “O consumo de energia é muito semelhante ao consumo de um ar-condicionado instalado nos mesmos ambientes”, garante.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade