Pintor Rafael Barletta abre exposição Mumei no Uma (Um Cavalo Sem Nome) nesta sexta

Um morador local de grande projeção nas artes abre hoje uma exposição inédita em Santa Cruz do Sul. A mostra Mumei no Uma (Um Cavalo Sem Nome), do pintor Rafael Barletta, será lançada na Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651). O vernissage inicia-se às 19h30 desta sexta-feira, 6, e será aberta ao público, mas com exigência de comprovante vacinal. A visitação poderá ser realizada a partir deste sábado até 8 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10 horas ao meio-dia e das 12h30 às 16h30, e aos sábados, das 10 às 14 horas.

Mumei no Uma é a terceira coleção de pinturas do artista porto-alegrense, criadas entre 2019 e 2022. O nome da coleção é inspirado na música A Horse With no Name, da banda America, e traz uma reflexão sobre a autodescoberta em uma imersão no deserto silencioso que habita dentro de nós, o mergulho interior. “Quando fazemos essa viagem interior profunda, não julgamos, somente apreciamos as mensagens sensoriais que a vida nos presenteia”, explica Barletta. “Quanto mais tempo passamos nesse deserto, mais entendemos que o cavalo não precisa ter um nome; ele é livre, assim como a arte não precisa ter um rótulo ou um julgamento e muito menos uma compreensão. Assim, busco a minha originalidade, na espontaneidade de simplesmente deixar acontecer”.

LEIA TAMBÉM: Exposição da pintora Bruna Pereira inicia nesta segunda em Rio Pardo

Publicidade

A mostra solo de pinturas e desenhos inclui obras figurativas, cenários e animais. “Há mudanças dos estilos anteriores, com características neocubistas que não apareciam anteriormente, mas se mantém a linha rústica e primitiva do traçado que é característica principal de meu trabalho e dá identidade a todas as coleções, deixando-as sempre peculiares”, comenta. O vice-presidente da Associação Pró-Cultura, Danúbio Zitz-mann, responsável pela agenda de mostras e eventos da Casa das Artes, frisa que é muito importante garantir o espaço na programação para quem é daqui. “Para nós, é fundamental valorizar os artistas locais. Rafael Barletta é hoje um dos mais talentosos e conhecidos de Santa Cruz do Sul, com uma identidade própria e, para mim, bem marcante, inconfundível.”

Um novo acervo do artista

Rafael Barletta é natural de Porto Alegre e mora em Santa Cruz do Sul. Sua arte se caracteriza como figurativo-abstrata e neocubista. Ingressou nas artes plásticas por meio da ilustração; seu trabalho amadureceu e evoluiu para uma arte mais abstrata, e foi aí que iniciou as pinturas em tela. As primeiras experiências mais consistentes foram criadas em 2012 e, desde então, seu trabalho acontece como busca de algo cada vez mais expressivo, original e pessoal.

A sua primeira coleção, Rustiface, em 2016, tinha como ênfase rostos como figuras entalhadas nas pinturas. Essa coleção teve peças em exposição na 4w43 Gallery e na sede da ONU, em Nova York, e também na AVA Galleria, na Finlândia, além de mostras locais. A sua segunda coleção, de 2018, chamada Sunna, tinha uma variação maior de imagens, com referência direta ao sol, e trazia vegetações e outros elementos, compondo as imagens juntamente com os rostos. Essa coleção tem peças em uma exposição virtual e na revista anual de 2022 da Luka Art Gallery, em Lisboa, Portugal. Galeria em que Barletta faz parte do cast de artistas. Conheça mais sobre o trabalho dele no Instagram @barlettarafael.

Publicidade

Serviço

  • O quê: exposição Mumei no Uma (Um Cavalo Sem Nome), com pinturas e desenhos de Rafael Barletta
  • Onde: Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651, no Centro), em Santa Cruz do Sul
  • Quando: vernissage nesta sexta-feira, 6, às 19h30. Visitação de segunda a sexta-feira, das 10 horas ao meio-dia e das 12h30 às 16h30, e aos sábados, das 10 às 14 horas

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.