Há alguns mitos quando o assunto é o cuidado com as unhas, principalmente sobre o que fazer para deixá-las mais fortes. Muitas pessoas acreditam que o uso constante do esmalte pode ajudar, mas esta informação está equivocada, de acordo com a secretária científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Vanessa Santos Cunha.
“Os esmaltes comuns, se usados continuamente e por longos períodos, de forma geral, deixam as unhas mais fracas. A sugestão é optar por produtos hipoalergênicos, sem tolueno e formaldeído (duas das principais substâncias dos esmaltes relacionadas a alergias). Além disso, deve-se evitar remoção das cutículas e manter as unhas não muito longas”, explica Vanessa.
Se é falso que a pintura constante ajuda na fortificação, quem acredita que a alimentação saudável e balanceada traz benefícios para as unhas está certo. “Dietas com um adequado teor proteico, aliadas a cuidados básicos de higiene podem garantir uma unha mais saudável, bonita e forte”, complementa a secretária científica da SBD-RS.
Publicidade
Com relação às unhas dos pés, a orientação é semelhante às das mãos: manter sem esmalte ou, no máximo, alternar períodos com e sem o produto. Também é indicado mantê-las curtas para evitar trauma no sapato. A rotina de corte varia de uma pessoa para outra.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS
Publicidade
This website uses cookies.