Categories: Saúde

Pintar as unhas frequentemente pode enfraquecê-las?

Há alguns mitos quando o assunto é o cuidado com as unhas, principalmente sobre o que fazer para deixá-las mais fortes. Muitas pessoas acreditam que o uso constante do esmalte pode ajudar, mas esta informação está equivocada, de acordo com a secretária científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Vanessa Santos Cunha.

“Os esmaltes comuns, se usados continuamente e por longos períodos, de forma geral, deixam as unhas mais fracas. A sugestão é optar por produtos hipoalergênicos, sem tolueno e formaldeído (duas das principais substâncias dos esmaltes relacionadas a alergias). Além disso, deve-se evitar remoção das cutículas e manter as unhas não muito longas”, explica Vanessa.

Se é falso que a pintura constante ajuda na fortificação, quem acredita que a alimentação saudável e balanceada traz benefícios para as unhas está certo. “Dietas com um adequado teor proteico, aliadas a cuidados básicos de higiene podem garantir uma unha mais saudável, bonita e forte”, complementa a secretária científica da SBD-RS.

Publicidade

Com relação às unhas dos pés, a orientação é semelhante às das mãos: manter sem esmalte ou, no máximo, alternar períodos com e sem o produto. Também é indicado mantê-las curtas para evitar trauma no sapato. A rotina de corte varia de uma pessoa para outra.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.