A parceria da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas) e Associação Comercial e Industrial (ACI) resultou em um cenário diferente daquele que quem costuma frequentar a Rua Marechal Floriano está acostumado. Em quatro quadras, foram colocados 50 pinheiros, posteriormente ornamentados pelos estabelecimentos comerciais, como forma de ampliar o clima natalino na cidade.
E parece ter surtido efeito. Os lojistas se uniram e providenciaram os enfeites, de forma criativa, para que o público tivesse ainda mais esse contato com a época, além dos tradicionais arcos e da iluminação das árvores que formam o túnel verde. “É uma maneira de chamar a atenção para essa área da cidade, já que antes a Casa do Papai Noel era aqui na praça e agora foi para o Parque da Oktober”, diz Luana Kothe, da Joalheria e Ótica Kothe.
LEIA TAMBÉM: Santa-cruzenses aproveitam decoração natalina em bairros
Publicidade
Ela conta que a colocação foi feita no final de novembro e deve permanecer até o início de janeiro, acompanhando o período de festas. “É um acréscimo ao que já era feito para o Natal”, amplia a gerente da mesma loja, Luana Kessler.
Na quadra entre a 28 de Setembro e a Borges de Medeiros, Simone May, da Loja Don Juan, conta que os comerciantes se uniram e cada um colaborou com o que tinha, o que acabou resultando em um pinheiro colorido. “Se um só fizesse acabaria pesando um pouco, mas assim um coloca uma parte, outro acrescenta e acaba chamando a atenção”, afirma.
Além de ver a beleza das árvores dispostas nas quadras de maior movimento comercial, os pedestres terão acesso ao Pix da organização não governamental (ONG) Cavalo de Lata. A entidade, que é mantida a partir de doações e do trabalho de voluntários, cuida atualmente de mais de 50 animais, em especial cavalos abandonados ou machucados.
Nas árvores natalinas da frente do Palacinho, na Rua Marechal Floriano, além dos enfeites tradicionais, foram colocados cards com imagens dos cavalos que recebem o atendimento da ONG. “É uma forma de sensibilizar o público e atrair a atenção”, diz a voluntária Simone May. Na base dos pinheiros, está colocado um cartaz com a chave Pix para auxiliar a entidade (CNPJ 28132831000136). As doações podem ser em qualquer valor.
Publicidade
Outra iniciativa é a realização de pedágios, rifas e bingos, como o que ocorrerá às 18h30 desta terça-feira na sede do Sindilojas, na Rua Ernesto Alves. Dessa forma, os participantes auxiliam no tratamento médico e alimentação dos animais atendidos. Eles ficam em uma propriedade no interior do município. Quem tiver interesse em ser fiel depositário, pode contatar a ONG pelo Facebook e pelo Instagram (@cavalodelata).
A entidade está cadastrada no programa Nota Fiscal Gaúcha, do governo do Estado. O cadastro incentiva a adesão ao programa e permite que a escolha, entre as entidades beneficiadas, seja a Cavalo de Lata. É um auxílio que não tem custo para quem ajuda. Basta se cadastrar no NFG, indicar a ONG e solicitar a inclusão do CPF na emissão das notas fiscais.
LEIA MAIS: Papai Noel visita comunidade do Bairro Bom Jesus
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.