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Stock Car Pro Series

Pilotos farão percurso em pista do Galeão em menos de um minuto

Stock Car volta a ter etapa no Rio de Janeiro após dez anos

Os pilotos e o público podem esperar por corridas de alta intensidade e muita velocidade no GP do Galeão da Stock Car Pro Series, com duas corridas no domingo, 10. Estima-se que os veículos alcancem 260 km/h no circuito inspirado na pista de aeroporto de Cleveland, que marcou época nos Estados Unidos. Desde 2012, com a demolição de Jacarepaguá, a Stock Car não disputa provas no Rio de Janeiro.

Batizado em homenagem ao pentacampeão da Stock Car, o Circuito Cacá Bueno está na fase final da montagem no Aeroporto Internacional Tom Jobim, utilizando o piso de concreto original do local. O traçado terá contornos do tipo anel externo, onde a maior parte da volta ocorre em alta aceleração.

A pista tem 3.225 metros de extensão, com três trechos de retas, sete curvas para a direita e uma à esquerda. O percurso tem a previsão de ser realizado em menos de um minuto, e foi desenvolvido pelo escritório do engenheiro Luis Ernesto Morales, Presidente da Comissão Nacional de Circuitos da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

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Morales comentou sobre a expectativa para o evento e como avalia a dinâmica da pista. “A velocidade final vai ser maior que a de Goiânia em razão da somatória de semirretas do trecho chamado Complexo da Gávea, que totaliza 1.550 metros. A tendência é que a velocidade final chegue na casa dos 260 km/h com o acionamento do push-to-pass. A ideia é que o traçado do Galeão tenha uma característica semelhante à de um circuito tipo anel externo, como o de Goiânia: de alta velocidade e de maior parte da volta em alta aceleração. A dinâmica da corrida vai depender de como os pilotos vão implementar o ritmo, e isso vamos descobrir a partir do sábado”, detalhou.

Acostumado a supervisionar projetos de circuitos, como o do Velocittà ou a pista de rua do Anhembi, que recebeu a Indy na década passada, o engenheiro revelou que a inspiração para o ousado projeto do Galeão foi uma famosa pista de aeroporto que marcou época nos Estados Unidos. “O circuito de Cleveland foi o ponto de partida, foi a origem”, definiu.

A montagem da pista exigiu a produção de diversas peças especiais. Entre elas estão as zebras metálicas, que serão presas ao piso por uma cola de altíssima resistência. Também serão empregados 200 blocos de concreto com quatro metros de comprimento e cerca de 2,7 toneladas de peso. Outro elemento construtivo são os 270 módulos de pneus agrupados, formando barreiras que ocuparão 420 metros de extensão da pista, empregando um total de 8.200 pneus.

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Programação do GP Galeão:

Sábado, 9 de abril

8h30 – Stock Series – Shakedown
8h50 – Stock Car – Shakedown
9h10 – Stock Series – 1º Treino – Grupo único
9h55 – Stock Car – 1º Treino – 1º Grupo
10h40 – Stock Car – 1º Treino – 2º Grupo
12h – Stock Series – 2º Treino – Grupo único
12h50 – Stock Car – 2º Treino – 1º Grupo
13h35 – Stock Car – 2º Treino – 2º Grupo
14h40 – Stock Series – Classificação
15h40 – Stock Car – Classificação
17h – Stock Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)

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Domingo, 10 de abril

9h50 – Stock Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
13h20 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h57 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Cobertura exclusiva da Gazeta

O comunicador André Black está no Rio de Janeiro e informa as últimas novidades com os boletins do programa Pé na Estrada na Rádio Gazeta FM 107,9 ou por meio de postagens no Instagram. Acompanhe para não perder nada dos bastidores do GP do Galeão.

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