Regional

Picada Nova: relembre a colonização de Rio Pardinho

O distrito de Rio Pardinho está comemorando os 170 anos de colonização da localidade, que era chamada de Picada Nova (Neue Pikade). O nome foi escolhido para diferenciar da Picada Velha (Alte Pikade), hoje Linha Santa Cruz, que foi a primeira a receber imigrantes alemães em 1849.

A abertura da picada foi determinada pelo diretor da colônia, João Martim Buff. Os novos lotes serviriam para acomodar mais uma leva de imigrantes que estavam sendo arregimentados na Alemanha pelo agente de colonização Peter Kleudgen.

LEIA TAMBÉM: A morte dos índios

Publicidade

Em dezembro de 1851, Buff informou à Província que o caminho ligando a Picada Velha com a futura Picada Nova estava praticamente pronto, apesar das dificuldades encontradas no terreno. Para concluir a estrada (atual Linha Travessa), solicitou reforço de 1 conto de réis.

Os primeiros moradores da localidade saíram de Hamburgo em 1852, em quatro navios: Fortuna, Marianne, Hermine e Luise Emilie. O primeiro chegou no porto de Rio Grande em junho e o grupo aportou na Picada Nova em dezembro. O maior contingente (60 pessoas) embarcou no Marianne em julho e em 21 de novembro estava se acomodando em choupanas na nova terra.

LEIA TAMBÉM: Relembre a expansão do Banco do Brasil em Santa Cruz

Publicidade

No final de dezembro, chegou o navio Hermine, com 19 pessoas (15 adultos e quatro crianças). Em dezembro de 1852, zarpou o veleiro Luise Emilie, com 77 pessoas. Durante uma tempestade em alto-mar, ele naufragou na costa da Inglaterra e 37 passageiros morreram. Algum tempo depois foi contratado o navio Sauser, que trouxe os sobreviventes. Eles chegaram em março de 1853, encerrando a primeira etapa da colonização da localidade.

O 21 de novembro foi escolhido como marco da colonização de Rio Pardinho. Nessa data, em 1952, o distrito comemorou o centenário em grande estilo. Inclusive, o governador Ernesto Dornelles compareceu.

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.