A empresa Philip Morris Brasil apresentou na tarde desta sexta-feira, 20, o programa Linha de Suporte, que chega a Venâncio Aires com o objetivo de incentivar as boas práticas de trabalho e saúde no campo. Através de um acordo de cooperação firmado entre a Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, Sindicato Rural e a empresa com sede em Santa Cruz do Sul, um serviço gratuito de apoio aos fumicultores do município que mantêm contrato de fornecimento de tabaco com a empresa foi criado. 364 famílias produtoras da cidade poderão se beneficiar recebendo orientações sobre saúde e segurança no trabalho.
A apresentação aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores para agentes comunitários de saúde, técnicos agrícolas e servidores das Unidades Municipais de Saúde do interior. A solenidade contou ainda com a participação do prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, e a direção da Philip Morris Brasil e do Sindicato Rural local. Para a execução do projeto, Secretaria Municipal de Saúde recebeu capacitação de seus funcionários sobre temas como exposição ao sol, doença da folha verde do tabaco e proteção para manuseio de defensivos agrícolas. Já o Sindicato Rural prestará auxílio nas questões trabalhistas. Estiveram em pauta recomendações sobre o trabalho infantil, renda e horas trabalhadas, tratamento justo aos fumicultores, bem como condições de segurança e contratações de acordo com a lei.
O diretor de assuntos corporativos da Philip Morris, Mauricio Mendonça, e o gerente de assuntos corporativos da empresa, Felipe Bremm, destacaram o compromisso de trabalhar para o desenvolvimento dos produtores rurais. Para isso, falaram de projetos de apoio à saúde e à educação que mentem na região e em todo o Brasil.
Publicidade
Já o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, destacou a importância da cadeia produtiva para o município e a necessidade de fortalecer, em momentos difíceis como esse de intempéries climáticas, a relação de confiança entre o produtor rural e a empresa. “Nos últimos dias, tenho notado uma sensibilidade das empresas em negociar com produtores que sofreram grandes perdas esse ano. Tenho certeza que esse gesto fortalecerá o setor”, ressalta.
Durante a capacitação, cartazes com os números dos serviços de apoio aos fumicultores foram distribuídos e uma unidade móvel da empresa que percorrerá as propriedades rurais foi apresentada aos parceiros do programa. Também foram abordados temas relacionados às áreas de cultivo e meio ambiente, como o uso de apenas insumos recomendados e a utilização de lenha proveniente de fontes legais e sustentáveis, medidas que contribuem para a integridade do produto e a preservação do meio ambiente.
Publicidade
This website uses cookies.