O norte-americano Michael Phelps, maior vencedor de medalhas em Jogos Olímpicos com 22 conquistas, sendo 18 de ouro, afirmou, pela primeira vez, o desejo de competir na Rio 2016. O nadador de 29 anos tinha se aposentado após os Jogos de Londres 2012, sua quarta olimpíada, mas voltou a competir no ano passado.
Nesta quinta-feira, 16, Phelps voltou a nadar em uma etapa do circuito norte-americano e se classificou para a final dos 100 metros borboleta com o melhor tempo (52s92). “Estou ansioso para reencontrar meus colegas de equipe no próximo verão, espero, a caminho do Rio”, disse Phelps nesta quarta, 15, antes do início da competição na cidade de Mesa, nos EUA. “Vocês ouviram aqui pela primeira vez, como se fosse uma grande surpresa”, emendou.
Em outubro passado, o multicampeão olímpico foi suspenso por seis meses pela Federação Americana de Natação após ser detido por dirigir embriagado, em Baltimore, nos EUA. Desse modo, Phelps ficou proibido de participar de qualquer competição por seu país até o dia 6 de abril.
Publicidade
“Integrar a equipe nacional é algo de que eu realmente gosto, especialmente no exterior, onde eu posso ajudar alguns dos calouros. Isto é parte do motivo pelo qual eu voltei. Estou ansioso pelo próximo ano, e não acho que seja difícil entender o porquê”.