PGM tira dúvidas de vereadores sobre o desligamento de servidores aposentados

Representantes da Procuradoria-Geral do Município (PGM) se reuniram nesta quarta-feira, 2, com os vereadores na Câmara de Santa Cruz para esclarecer dúvidas sobre a questão da declaração de vacância de servidores públicos aposentados, pelo Regime Geral de Previdência Social. Os procuradores presentes no encontro foram Ricardo Scherer, Vinícius Bernardon, Camila Sulzbach e Jeferson Zanetti.

LEIA MAIS: Desligamentos serão analisados caso a caso; saiba como apresentar recurso

De acordo com o procurador-geral da PGM, Ricardo Scherer, praticamente todos os servidores já foram notificados. A exceção são aqueles em período de férias ou em localidades distantes no interior. As notificações ficaram a cargo de cada secretaria.

Publicidade

Cada servidor terá dez dias úteis a partir da notificação para protocolar a defesa. A PGM fará uma análise, emitirá um parecer e encaminhará para o Executivo, que fará a homologação ou não. Após envio para a Secretaria de Administração, o desligamento é imediato. “Há um processo administrativo especial para cada servidor”, explica Scherer. Não há um prazo estimado de quando sairão as primeiras decisões finais.

LEIA TAMBÉM: Tire dúvidas sobre o desligamento de servidores públicos aposentados

Existe uma oposição muito forte do Sindicato dos Funcionários da Prefeitura de Santa Cruz do Sul (Sinfum). Com isso, uma enxurrada de ações judiciais é esperada. A Prefeitura está segura em relação ao posicionamento por estar cumprindo a legislação, por meio do decreto 11.200. O vereador e líder do governo, Henrique Hermany, salienta que o processo é um caminho sem volta. “Inclusive, já existe apontamento para que a prefeita atue no sentido de exonerar os servidores”, disse.

Publicidade

Em junho de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a permanência de aposentados na função ofenderia o princípio do concurso público. Nem todas as vagas abertas com os desligamentos precisam ser preenchidas. As exonerações devem ocorrer por ordem de antiguidade. A exceção é a descontinuidade a serviços essenciais, como professores que deixariam alunos desassistidos. O servidor terá direito a rescisão, 13º salário e férias proporcionais.

LEIA MAIS: Prefeitura dá início ao desligamento de servidores aposentados

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.