Categories: Polícia

PF prende grupo suspeito de planejar ataque terrorista nas Olimpíadas

ATUALIZADO ÀS 12h11

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, 21, um grupo suspeito de planejar um ataque terrorista durante a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro. O evento tem início no próximo dia 5 de agosto. As pessoas teriam sido recrutadas por facções extremistas através da internet, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.

O grupo foi localizado pelo serviço de inteligência do governo federal. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, concedeu uma entrevista coletiva no fim da manhã de hoje para prestar mais esclarecimentos sobre o ocorrido. O ato ocorreu na sede da pasta em Brasília.

Publicidade

“Hoje, culminou na primeira operação onde uma suposta célula terrorista no Brasil foram presos 10 indivíduos. Isso é muito importante, que passaram a partir do nosso rastreamento de simples comentários sobre o Estado Islâmico”, relatou. “A partir do momento que passaram para atos preparatórios, a partir do momento que saíram simplesmente, daquilo que é quase uma apologia ao terrorismo, para atos preparatórios, foi feita prontamente a ação do governo federal, realizando dez prisões desses supostos terroristas que se comunicavam via internet, em grupos de Whatsapp e Telegram”, complementou o ministro.

A prisão ocorre no mesmo dia em que o Estado Islâmico conclamou seus seguidores a atuar de maneira “camuflada” durante os jogos no Rio. Os métodos propostos pelos terroristas incluem a utilização de drones com pequenos explosivos, acidentes de trânsito e o uso de veneno em medicamentos.

A operação foi batizada de Hashtag. Dez pessoas foram presas durante a ofensiva da Polícia. Ao todo, foram expedidos 12 mandados de prisão temporária pelo juiz Marcos Josergrei da Silva, da 14ª Vara da Justiça Federal do Paraná.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.