Santa Cruz do Sul

PET-Saúde apresenta resultados das atividades desenvolvidas na edição 2022/2023

O Programa de Educação pelo Trabalho (PET) Saúde Gestão e Assistência Santa Cruz do Sul realizou, na manhã de quinta-feira, 27, o ato de encerramento das atividades na edição 2022/2023. Houve análise do resultados das ações executadas. Vinculado ao governo federal, o PET-Saúde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão com vivências em situação de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Santa Cruz do Sul, o programa é formado por alunos bolsistas de cursos da Saúde que atuam sob supervisão de professores e servidores municipais. A iniciativa é operacionalizada por uma parceria entre Unisc e Prefeitura. A coordenação está a cargo da odontóloga do Município Denise Henriqson. O evento ocorreu na Associação dos Docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Adunisc) como forma de proporcionar retorno às instituições envolvidas e a representantes da comunidade.

LEIA TAMBÉM: De janeiro a abril, Central de Regulação soma quase 500 autorizações de exames não retiradas

Publicidade

Desbessell: reconhecimento pelo trabalho

O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Elstor Desbessell, destacou o reconhecimento da administração municipal pelo trabalho que o grupo realiza adiantou que novos editais continuarão sendo lançados em torno da iniciativa. “Vamos possibilitar a continuidade das ações de sucesso do PET-Saúde para viabilizar o melhoramento de nossos processos, trazendo mais e melhores resultados à comunidade”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem índice de vacinação contra o HPV abaixo de 50%

A professora da Unisc Chana de Medeiros da Silva, que representou o reitor Rafael Henn, participou da atividade. Ainda acompanharam a apresentação os secretários municipais Wagner Machado e Roberta Pereira; a coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis; a coordenadora-adjunta da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Lucijane Ferreira; e o presidente do Conselho Municipal da Diversidade (Comudi), Maiquel Raasch, além de servidores públicos, estudantes, gestores e professores da Unisc e representantes da comunidade.

Publicidade

A enfermeira Fernanda Carlin, que esteve à frente do PET-Saúde de agosto de 2022 a abril deste ano, foi homenageada durante o encontro.

Entenda

O PET-Saúde integra a agenda dos recursos humanos em saúde do Brasil, como potencial estratégia para contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para formação e desenvolvimento de trabalhadores do SUS.

LEIA TAMBÉM: Atividade chama atenção à saúde mental materna em Santa Cruz

Publicidade

Instituído em 26 de agosto de 2008, tem como pressuposto a educação pelo trabalho. A iniciativa visa o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. É um instrumento para qualificação dos profissionais da saúde e também iniciação ao trabalho, dirigido aos estudantes. Por meio do programa são disponibilizadas bolsas para tutores (professores), preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde.

Fonte: www.gov.br/saude.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.