Categories: Regional

Pessoas são flagradas vendendo vagas na fila do Cartório Eleitoral

Na reta final do prazo para fazer o recadastramento biométrico obrigatório junto ao Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul – termina em 11 de março –, a procura disparou. Nos últimos dias, os atendimentos no cartório vêm ocorrendo no limite da capacidade, que é de 400 pessoas por dia.

LEIA MAIS: Cartório eleitoral não terá atendimento durante feriadão de Carnaval

Em meio ao cenário de filas e muita espera, surgiram até denúncias de venda de vagas na fila. Segundo relatos encaminhados à Gazeta do Sul, algumas pessoas estariam chegando cedo e depois oferecendo os lugares para outras em troca de dinheiro.

Publicidade

Uma “negociação” desse tipo foi testemunhada por pessoas que aguardavam na fila nessa sexta-feira, 21. Procurado, o Cartório Eleitoral não quis comentar o assunto, mas reconheceu que situações como essa já foram denunciadas em anos anteriores, mas os envolvidos não foram identificados. A orientação para quem presenciar algo assim é informar os servidores para que as providências possam ser tomadas.

Dos 103 mil eleitores do município, cerca de 75 mil fizeram a biometria. A estimativa é de que, até o final do prazo, mais 15 mil pessoas sejam atendidas. A possibilidade de ampliação do período para fazer o recadastramento não está descartada.

LEIA MAIS: Como fazer a biometria? Veja quatro dúvidas respondidas

Publicidade

Até o fim de fevereiro, o cartório vai funcionar das 13 às 19 horas, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 15 horas, nas sextas. Em 1º de março será retomado o horário normal, do meio-dia às 19 horas. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado.

Para quem tem dúvidas sobre a necessidade de fazer ou não a biometria, a dica é consultar o próprio título de eleitor. Se houver a inscrição “identificação biométrica” no canto superior direito, a situação está regularizada. Caso não conste a inscrição, é preciso ir ao cartório.

Quem tem a inscrição “identificação biométrica” no documento não precisa participar do recadastro

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.