Todo brasileiro com idade entre 18 e 70 anos tem obrigação de votar. No primeiro turno, a abstenção – o número de pessoas que votou – chegou a 21,3%, ou mais de 32 milhões de eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, muitas pessoas que estão isentas da obrigação de participar do pleito fizeram questão de fazer parte da festa da democracia nesse domingo, 30.
É o caso de Marta Lacerda, de 71 anos, que, mesmo após ter ultrapassado o limite de idade que obriga o voto, foi até a Escola Estadual Ernesto Alves, onde fica a seção eleitoral em que está cadastrada. Nem mesmo uma cirurgia no joelho e a dificuldade de locomoção impediram a eleitora de participar da escolha do presidente da República e do governador do Estado.
LEIA TAMBÉM: Aos 77 anos, Lula assumirá a Presidência da República pela terceira vez
Publicidade
“Eu acho que é um dever de todo brasileiro”, diz Marta, que usava um andador para se deslocar melhor em virtude da operação. Ela espera por dias melhores a partir do resultado das urnas. “Seja qual for o vencedor, acho que vai ter que pensar muito no povo, em primeiro lugar, e deixar a politicagem de lado.”
Já a candelariense Nina Rosa Carniel Steil votou pela primeira vez neste ano. Ela mora em Santa Cruz e foi pela manhã à seção na Paróquia Santo Antônio. Aos 19 anos, Nina diz ter encontrado mais dificuldades para definir o voto no primeiro turno, em virtude do grande número de opções. “A gente sente a responsabilidade e o peso que está nas nossas mãos. Mas é bom poder exercer o direito do voto, representar o que a gente acredita, os nossos ideais. Cheguei a fazer algumas pesquisas, olhei os debates, fui pelo que eu acredito e estou com a consciência tranquila de fazer a minha parte.”
LEIA TAMBÉM: Eduardo Leite é reeleito governador do Rio Grande do Sul
Publicidade
Assim como Marta, que do alto da experiência desejou um futuro com uma política sem brigas partidárias, a juventude de Nina também revela aspirações de um Brasil com mais harmonia entre a população, após um período eleitoral conturbado. “Espero que a gente consiga ter um País melhor, que consiga viver em paz e que a maior parte da população viva bem.”
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade