Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

já se programou?

Pesquisa revela que 59% dos brasileiros planejam quitar dívidas ou pagar contas com o 13º salário

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta quinta-feira - justiça

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Com prazo para pagamento da última parcela do 13º salário marcado para 20 de dezembro, a maior parte dos brasileiros já se programou para utilizar o dinheiro neste fim de ano. Uma pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, revela que 66% dos consumidores planejam com antecedência como aproveitar o valor recebido.

Segundo o levantamento, 81% dos trabalhadores afirmam que pretendem gastar o valor total do 13º ou parte dele. O principal motivo apontado é quitar as dívidas (31%), pagar contas básicas de água, luz ou gás (28%) ou usar para viagens de férias (23%).

LEIA TAMBÉM: Encontros como G20 servem para países demonstrarem suas boas intenções, diz especialista

Publicidade

“A chegada do 13º salário permite que milhões de famílias equilibrem as finanças em um período de altos gastos, como festas, presentes, celebrações e férias”, comenta Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome. “Com organização e controle, o valor extra pode representar um respiro financeiro e a oportunidade para se livrar das pendências antes de o ano acabar”.

Região Sul

Ao serem questionados sobre o que pretendem fazer com o 13º salário, 39,7% dos entrevistados da Região Sul disseram que querem guardar a maior parte. Investimento é a principal escolha para 41,8% dos entrevistados, enquanto a criação de um fundo de emergência é a segunda opção para 28,5% dos consumidores.

Com a parte do 13º que pretendem gastar, 34,9% dos entrevistados disseram que vão usar em viagem de férias, enquanto outros 26,1% vão usar para pagar contas básicas. Também na Região Sul, 45,6% dos entrevistados apontaram que guardar parte do valor para pagar as contas de início do ano (IPVA e IPTU, por exemplo) é a melhor alternativa.

Publicidade

Além dos gastos imediatos ou necessários, parte dos brasileiros pretende poupar o benefício. 19% declararam que planejam reservar integralmente. Desses, 38% têm intenção de investir o valor, enquanto 29% pretendem usá-lo para criar um fundo de emergência e 21% para compor a poupança.

Chance de limpar o nome

Com recorde de negociação de dívidas registradas em novembro, a Serasa e a Febraban estenderam os benefícios do Feirão Limpa Nome até 20 de dezembro – mesma data do prazo final para pagamento da segunda parcela do 13º. Com mais de 1 mil empresas parceiras, consumidores podem quitar suas pendências com diversos segmentos, como bancos e cartões de crédito, empresas de telecomunicação, varejo, concessionárias de contas básicas e mais. Confira os canais oficiais:

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.