Categories: Regional

Pesquisa na região avança e resultados devem sair ainda nesta semana

Apesar da chuva, a terceira etapa da pesquisa encomendada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e realizada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que busca mensurar a soroprevalência do novo coronavírus no Vale do Rio Pardo, ocorreu sem contratempos.

Conforme o coordenador-geral da atividade, o médico infectologista Marcelo Carneiro, as coletas ocorreram dentro do previsto. “Apesar da chuva, conseguimos as amostras necessárias e na quinta-feira já teremos os dados para poder avaliar as três etapas já realizadas”, disse.

LEIA MAIS: Em um mês, número de casos de Covid-19 dobra na região

Publicidade

Segundo ele, com três das quatro etapas já concluídas, já será possível traçar uma tendência da soroprevalência da Covid-19 nos 14 municípios de abrangência do Cisvale: Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

“Com isso, algumas condutas frente à exposição ao vírus já devem ser delineadas, e quais as consequências frente aos indicadores”, salientou Marcelo Carneiro.

LEIA TAMBÉM
Quais são os sintomas mais frequentes de quem teve resultado positivo na região
Pesquisa analisa comportamento da população e impactos da pandemia

Publicidade

Entenda

A pesquisa Covid-VRP conta com apoio da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e da Philip Morris Brasil. O estudo transversal busca apresentar uma amostra representativa da população da região.

Ao todo, serão quatro etapas de testes. As coletas ocorrem sempre aos finais de semana, a partir das 8 horas. A última etapa está prevista para ocorrer nos dias 12 e 13 de setembro. Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidas pelo site geosaudevrp.org.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.