À medida que a atividade industrial dá sinais de recuperação e estimula investimentos em tecnologias e desenvolvimento de produtos, aumenta a necessidade de mão de obra qualificada para dar conta das exigências do setor. É isso que aponta o Mapa do Trabalho Industrial elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Com projeções até 2020, o documento mostra que o Rio Grande do Sul terá de capacitar 940.852 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação. O mapa que foi elaborado para subsidiar o planejamento de formação profissional da instituição indica ainda que, em todo o Brasil, será necessário qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações industriais.
Entre as áreas que mais vão demandar formação profissional no Estado aparecem construção (228.827), meio ambiente e produção (164.933), metalmecânica (144.558), vestuário e calçados (114.072), alimentos (105.821), energia (38.926), tecnologias da informação e comunicação (34.054), veículos (30.430), petroquímica e química (26.592), madeira e móveis (26.110), papel e gráfica (12.643), pesquisa, desenvolvimento e design (8.095) e mineração (5.792). Segundo o Senai, a demanda por formação inclui ainda o processo de requalificação de profissionais já empregados e aqueles que precisam de capacitação para ingressar ou se reinserir no mercado.
Publicidade
Nesse cenário, as perspectivas são animadoras para quem se dedicar ao meio ambiente, em especial profissionais com formação técnica. Isso porque as indústrias e empresas de um modo geral passaram a ter maior controle sobre os impactos ambientais dos processos produtivos diante de mudanças recentes na legislação. Além disso, ganhos de produtividade podem ser obtidos com a melhoria na gestão do processo produtivo, medida importante em cenário de lenta recuperação econômica.
Em Santa Cruz do Sul, onde fica o Senai Carlos Tannhauser, um dos mais tradicionais do Estado, funciona um legítimo celeiro de profissionais para a área industrial. Fundado em 1951, o centro de formação oferece cursos de qualificação, iniciação profissional presencial e EAD, aperfeiçoamento e habilitação técnica. Na área técnica são ministrados cursos de Mecatrônica, Qualidade, Manutenção de Máquinas Industriais, Eletromecânica e Eletroeletrônica.
Áreas promissoras
– Meio ambiente e produção
– Energia
– Construção
– Metalmecânica
– Tecnologia de Informação e Comunicação
Fonte: Senai
Publicidade
This website uses cookies.