Uma produção escolar sobre a memória de Santa Cruz do Sul que envolveu alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Educar-se está ultrapassando fronteiras e ganhando notoriedade nacional. Em agosto de 2022, uma aula prática ministrada entre os túmulos do Cemitério Municipal, em Santa Cruz, chamou a atenção para o trabalho “Biografias santa-cruzenses: Educação, História e Patrimônio”, proposto pelos professores Mateus Skolaude e Tayná Henn – de História e Matemática, respectivamente – para a disciplina Prática e Produção Científica.
O objetivo foi levar os alunos a escolherem personalidades, famosas ou não, sepultadas no maior cemitério da cidade e contar suas histórias de vida por meio de fotos, fontes de jornais ou relatos falados. Neste ano, o trabalho foi selecionado para concorrer ao Prêmio Professor Porvir, realizado pela ONG Porvir por meio do site porvir.org, plataforma digital que divulga conteúdos sobre inovação na educação há mais de uma década.
LEIA TAMBÉM: Projeto desenvolvido em escola municipal leva cinema para as salas de aula
Publicidade
Para Mateus Skolaude, a notícia sobre a classificação na premiação foi um grande reconhecimento à iniciativa. “Foi uma alegria imensa, porque é a coroação de um projeto que exigiu muito por ser algo inovador. Não sabíamos muito bem como seria o resultado da implementação de uma proposta dessa natureza”, afirma o doutor em História e professor da Educar-se.
Após divulgação na Gazeta do Sul de 25 de agosto de 2022, o trabalho ganhou nova proporção ao chegar até o professor italiano Michelangelo Giampaoli, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Autor de pesquisas sobre espaços funerários, o docente, que é doutor em Antropologia, entrou em contato com os professores Mateus e Tayná, e até participou de uma videoconferência com os alunos participantes do projeto em Santa Cruz.
LEIA MAIS: Cemitério se torna espaço de aprendizagem em Santa Cruz
Publicidade
O professor Mateus Skolaude destaca a importância do apoio da direção da escola em um projeto feito fora dos parâmetros tradicionais do que é ministrado aos alunos secundaristas. “Exigências de mercado e demandas como vestibular e Enem forçam escolas a ficarem presas em uma linha conteudista, e nesse caso a gente teve desde o princípio o apoio institucional.”
O Prêmio Professor Porvir seleciona trabalhos até 30 de novembro de 2023. As categorias são: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Premiações complementares serão destinadas a trabalhos com os temas Antirracismo, Metodologias Ativas, Projeto de Vida, Socioemocionais e Tecnologia. Os vencedores terão como premiação uma viagem com despesas pagas para participação no Festival Porvir em 2024, que ocorrerá em São Paulo, e serão publicados em um livro digital.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.