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PLEITO 2024

Pesquisa eleitoral: Sérgio Moraes mantém a liderança

Foto: Alencar da Rosa

Sérgio Moraes lidera a pesquisa

A segunda pesquisa contratada pela Gazeta do Sul, em relação à intenção de votos dos santa-cruzenses para a Prefeitura, mostra a manutenção da liderança da coligação Santa Cruz nas mãos do povo de novo, de Sérgio Moraes (PL) e Alex Knak (MDB), com 38,5% (na primeira, divulgada dia 14 de setembro, estava com 37,2%); em segundo, segue a coligação Caminho Seguro, com Helena Hermany (PP) e Fabiano Dupont (PSB), com 29% (antes: 23,7%). Houve mudança na terceira e quarta posições. No levantamento anterior, João Pedro Schmidt (PT) e Marta Nunes (PT) tinham 10%, em quarto; agora, somam 14,7%; Francisco Carlos Smidt (Novo) e Anette Schiemann (Novo) somam 6,2% (antes, em terceiro, apareciam com 12%).

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A pesquisa atual, assim com a anterior, foi realizada pelo Index Instituto de Pesquisa Ltda., de Porto Alegre, tendo como estatística responsável Juliane Silveira Freire da Silva. Foram ouvidas 600 pessoas, sendo levadas em consideração as proporcionalidades apresentadas nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A margem de erro é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%, ou seja, a probabilidade de que o resultado esteja correto é 95%.

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Além da questão induzida, que é quando os nomes dos candidatos são apresentados, os pesquisadores fazem a pergunta espontânea, sem citar os concorrentes. Nesse caso, Sérgio Moraes e Alex Knak aparecem com 35% (tinham 26,7%); Helena Hermany e Fabiano Dupont somaram 24,7% (tinham 16,2%); João Pedro Schmidt e Marta Nunes aparecem com 12,2% (estavam em quarto com 5,7%); e Francisco Carlos Smidt e Anette Schiemann ficaram com 2,2% (estavam em terceiro com 7%. Os eleitores foram ouvidos nos dias 28 e 29 de setembro.

Dados da pesquisa

  • Registro no TSE: RS-00275/2024
  • Entrevistas: 28 e 29 de setembro
  • Estatística responsável: Juliane Silveira Freire da Silva
  • Número de entrevistados: 600
  • Margem de erro: 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%
  • Contratante: Gazeta do Sul
  • Realização: Index Instituto de Pesquisas

Equipes de campanha podem buscar 21,6% dos votos

Uma das perguntas feitas pelos pesquisadores é se a intenção de voto é definitiva. Dos 600 entrevistados, 21,6% disseram poder mudar de opinião ou que ainda não definiram em quem pretendem votar. Sobre esse grupo de cidadãos, as equipes de campanha devem destacar atenção.

Outro fato que requer foco dos quatro grupos é a rejeição (quando os entrevistados dizem em qual chapa não votariam). João Pedro Schmidt e Marta Nunes têm o maior índice, mantendo 25,3%; na sequência vêm Helena Hermany e Fabiano Dupont, com 19,5% (tinham 10,2%); Sérgio Moraes e Alex Knak somam 17% (tinham 9,7%); Francisco Carlos Smidt e Anette Schiemann aparecem com 14,8% (tinham 2,8%).

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O levantamento anterior havia apontado a necessidade de atenção em grupos pontuais – e isso foi percebido pelas equipes de campanha. Sérgio Moraes ficara atrás de Helena Hermany entre jovens de 16 e 24 anos (28,1% x 33,3%). No levantamento atual conseguiu reverter, contabilizando 31% a 27,6%, respectivamente. Teve revés, no entanto, na faixa de 45 a 59 anos. Estava 16,6% à frente; agora, 10,6% atrás.

Entrevistas

  • Sexo
    Masculino…………………………………..46,7%
    Feminino………………………………………53,3%
  • Faixas etárias
    16 a 24 anos………………………………….9,7%
    25 a 44 anos………………………………38,2%
    45 a 59 anos………………………………25,2%
    Mais de 60……………………………………..27%
  • Escolaridade
    Analfabeto/lê e escreve……2,7%
    Ensino Fundamental………….35,5%
    Ensino Médio……………………………38,8%
    Ensino Superior……………………..23,0%
  • Renda
    Até três salários …………………..79,7%
    Entre três e cinco ………………….10,8%
    Mais de cinco………………………………9,5%

As entrevistas são pessoais, com utilização de questionários estruturados de acordo com os objetivos da pesquisa. Foram realizadas por uma equipe de entrevistadores do Index Instituto devidamente treinada para abordagem desse tipo de público. Questões cuja soma dos percentuais não totaliza 100% são decorrentes de arredondamentos ou múltipla escolha.

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