O Grupo de Pesquisa em Envelhecimento e Cidadania da Unisc apresenta, no dia 25 de outubro, às 14 horas, na sala 1002, bloco 10 da Unisc, os resultados do Estudo Socioeconômico e demográfico da população idosa no meio rural, que mapeou e identificou o perfil da população idosa do meio rural de Santa Cruz do Sul e suas representações sociais sobre a velhice.
Durante dois anos de trabalho, foram pesquisados mais de 200 pessoas com mais de 60 anos residentes em Santa Cruz do Sul, nos distritos de Alto Paredão, Saraiva, São Martinho, Rio Pardinho, Boa Vista, Monte Alverne e São José da Reserva. Segundo a pesquisadora responsável pelo projeto, professora Silvia Coutinho Areosa, “agora chegou o momento de compartilhar essa produção com a sociedade, de modo que os resultados da pesquisa possam embasar a criação de políticas públicas que considerem a realidade das pessoas idosas do meio rural”, salientou.
A pesquisadora informa, ainda, que até o início de 2020 também será publicado um livro com os resultados da pesquisa e menciona que o projeto contou com recursos do Fundo Municipal do Idoso de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
O envelhecimento populacional
O envelhecimento populacional é um fenômeno global e um tema que vem despertando atenção na agenda global de pesquisas. A ONU está atenta à esta temática através do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável de número 10, que visa reduzir as desigualdades através do empoderamento e promoção da inclusão social, econômica e política de todos. Em Santa Cruz do Sul, segundo projeções do IBGE (2016), a população idosa nacional equivalerá, em 2050, a aproximadamente 66,5 milhões de pessoas, representando 29,3% do total de brasileiros, ou seja, a cada três pessoas na população, estima-se que ao menos uma terá 60 anos de idade ou mais.
Publicidade