Para desvendar os hábitos de uso do cartão de crédito, a pesquisa Perfil de Crédito do Brasileiro identificou as principais características dos consumidores com a ferramenta. De acordo com o levantamento feito pela Serasa, a maioria dos entrevistados (36%) se descreve como consumidor consciente e utiliza o crédito como ferramenta de organização financeira com as contas diárias.
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Depois de ouvir 3.097 pessoas da base Serasa entre os dias 2 de abril e 2 de maio, o levantamento identificou que mais da metade dos brasileiros (52%) possui três ou mais cartões de crédito – e, para 35% deles, o principal motivo dessa multiplicidade é para poder somar os limites. “Esse comportamento revela que o brasileiro ainda utiliza o cartão de crédito como uma forma de regularizar as despesas, mesmo que seja coordenando mais de uma fatura”, interpreta Amanda Rapouzo, diretora de Serasa Crédito.
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Neste cenário, o cartão tem papel importante no orçamento familiar, sendo usado principalmente para compras parceladas (61%) e consumos essenciais (37%), como compras no supermercado, lojas de varejo e combustível. Por sua vez, o uso como complemento de renda foi apontado por 14% dos respondentes.
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Os 10 perfis de usuários
Com o objetivo de investigar a personalidade de uso entre os brasileiros, a Serasa definiu 10 perfis de crédito, que descrevem características, hábitos e desejos entre os usuários. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos entrevistados (36%) se identificam como consumidores conscientes e entendem, portanto, que o cartão é uma ferramenta para a organização financeira. Ao mesmo tempo, 19% se consideram como gestores básicos, que utilizam o cartão de crédito de forma cotidiana para complementar a renda ao pagar contas básicas, como água, luz e gás.
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“Hoje, temos uma diversidade de opções, que oferecem serviços para atender cada necessidade do consumidor”, explica Amanda. “Em geral, os brasileiros buscam por oportunidades que facilitam o controle do orçamento mensal e priorizam benefícios centrais para essa organização, como zero anuidade, opções de parcelamento, taxa zero para transações bancárias e limite de crédito”.
Ao mesmo tempo, Amanda ainda reforça a importância de colocar em prática essa preocupação com o controle das contas e atrelar o uso do cartão com consciência. “A pesquisa demonstra que os consumidores estão antenados às funcionalidades do cartão como um aliado na hora de tirar planos do papel e de auxiliar na melhoria da saúde financeira. Acreditamos que a educação financeira seja a chave para adotar bons hábitos e tornar o uso do crédito ainda mais responsável”.
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