A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), de Porto Alegre, contratada pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul para elaboração de um estudo técnico de reestruturação de todo o sistema de transporte coletivo urbano, inicia, na próxima segunda-feira, 2, uma pesquisa com os usuários do serviço. As informações apuradas servirão para subsidiar o estudo nas etapas posteriores.
A abordagem será feita sempre no turno da manhã, dentro dos próprios coletivos, no trajeto de casa para o local de trabalho. Estarão envolvidos oito pesquisadores devidamente identificados com coletes e crachás da empresa. A expectativa é de que durante os 10 dias de realização, a pesquisa alcance aproximadamente 70% dos passageiros do transporte urbano do município.
LEIA MAIS: Prefeitura planeja mudanças no sistema de transporte em Santa Cruz
Publicidade
Visando garantir a segurança da população, em virtude da pandemia, a caneta utilizada para preencher o formulário não será compartilhada e após seu uso será descartada dentro de uma urna.
O serviço de transporte coletivo urbano, hoje mantido pelo Consórcio TCS, vem acumulando sucessivos déficits operacionais nos últimos anos, por conta da queda acentuada no volume de passageiros, o que se agravou ainda mais com a pandemia. A partir desse levantamento, o governo pretende adequar o serviço à nova realidade, tornando-o sustentável.
Dentre os aspectos que poderão ser apontados no estudo estão a necessidade de revisão de isenções, readequação de linhas e horários, adoção de veículos menores para linhas com baixa demanda e novas fontes de receita. De acordo com o contrato entre a Prefeitura e a Fundatec, o trabalho deverá ser concluído dentro de cinco meses.
Publicidade
LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz propõe subsídio para evitar aumento da tarifa