Santa Cruz do Sul

Pesquisa busca estratégias para enfrentamento da crise climática na região

Conhecer o que as empresas da região dos Vales já fazem ou não com relação à adaptação às mudanças climáticas é o objetivo de uma pesquisa que a UNISC e a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz lançaram na manhã desta terça-feira, 25, na edição de junho do Café Empresarial. A iniciativa busca auxiliar empresas a planejarem estratégias de longo prazo para responderem de forma eficaz aos desafios que essa nova realidade vai impor aos setores produtivos nos próximos dez anos.

Palestrantes do encontro realizado no auditório da ACI, o Doutor e PHD, Markus Brose – professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional/UNISC – e o Doutor Pietro Dolci – professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI), apresentaram a autoridades e empresários da região um panorama sobre oportunidades e desafios para as empresas diante da aceleração das mudanças do marco regulatório e do mercado financeiro para adaptação climática.

LEIA TAMBÉM: Técnicos avançam em estudos para definir ações contra deslizamento em Santa Cruz

Publicidade

Agrônomo, formado pela Universidade de Kassel (Alemanha), com Mestrado em Administração Pública pela Universidade de Londres e Doutor em Sociologia Política pela Universidade de Osnabrueck (Alemanha), Markus Brose analisou exemplos de casos de inovação motivados por desastres climáticos ocorridos ao longo da história no mundo e como resultaram em mudanças positivas para as sociedades envolvidas. Destacou também a necessidade de as empresas estarem atentas às alterações na legislação federal e estadual na área ambiental, tais como taxação de carbono e obrigações em realizar inventários de emissões de gases de efeito estufa, bem como na justiça, e suas potenciais implicações sobre o negócio, e a investirem na cultura da prevenção.

Administrador de empresas formado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestre e Doutor em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pietro Dolci compartilhou sua experiência na área de gestão, abordando o uso de ferramentas inovadoras, colaborativas e ágeis para auxiliar as empresas no planejamento e na resolução de problemas complexos em momentos de crise.

Pietro Dolci: “planejar é a palavra chave”
Markus Brose: “aumentar a capacidade de resiliência da economia regional”

Pesquisa

Brose esclarece que a intenção da pesquisa é sensibilizar as empresas para construir uma visão de longo prazo na região, pensando para além do desastre climático. “Isso é extremamente importante porque daqui há dez anos os atuais governos que estão agora atuando não estarão mais, mas as empresas e a população estarão daqui há dez ou 15 anos e a Universidade também”. Neste contexto, o especialista destaca que organizações como a ACI e outras entidades podem também, a partir dos resultados deste estudo, se preparar melhor para fornecerem informações e inclusive capacitações para auxiliar as empresas nesse processo, contribuindo para aumentar a capacidade de resiliência da economia regional frente a novos desastres.

Publicidade

Para Dolci planejamento é a palavra chave, pois envolve prevenção. “Quanto mais dados tivermos, mais estaremos preparados para fazer essas análises, entender as necessidades das empresas da região e da comunidade e através de ferramentas de gestão como os métodos ágeis, poder responder a esses problemas complexos que vivemos hoje”. O link da pesquisa será encaminhado pela ACI às empresas por e-mail. Os interessados em participar podem entrar em contato com a entidade pelo fone/whatsapp (51) 3713-1400.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.