Pesquisa aponta que 33% dos filhos esperam gastar mais neste Dia das Mães

O próximo domingo, 8, promete ser especial. Afinal, é Dia das Mães. A data é mais do que um simples registro no calendário. É um momento de encontros, reencontros, abraços e muito carinho. Em meio a tudo isso, os filhos aproveitam para retribuir e homenagear aquela que nunca mediu esforços para oferecer carinho e bem-estar.

Cercado de significados, o Dia das Mães é considerado um propulsor da economia movimentando milhares de reais todos os anos e ajudando a alavancar negócios. Para 2022, que marca um momento de retomada com a estabilização da pandemia, as perspectivas são otimistas. Em Santa Cruz do Sul, onde as lojas prepararam uma série de ofertas e atrações, a meta da CDL é superar as vendas do ano passado. Para isso, inclusive, no último fim de semana, uma carreata pelas ruas centrais marcou o lançamento da promoção Show de Prêmios CDL Presente Com Você, que a cada R$ 50,00 em compras nas lojas credenciadas dá direito a um cupom para concorrer a prêmios. O sorteio será no próximo dia 13.

LEIA MAIS: Dia das Mães: homenagem, carinho e presentes

Publicidade

O presidente da entidade, Ricardo Bartz, disse que a expectativa dos comerciantes é positiva. Segundo ele, o volume de vendas deve superar o do ano passado. Um dos motivos para isso é a injeção do 13º salário dos aposentados. Inclusive, um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, mostra que 33% dos filhos esperam gastar mais neste ano, principalmente para comprar um mimo melhor (41%), porque os produtos estão mais caros (40%) e porque vão comprar mais presentes (25%). Por outro lado, 23% pretendem investir menos, sobretudo porque o cenário econômico está pior do que no ano passado (31%), devido ao orçamento apertado (28%) e para economizar (20%).

O dado nacional aponta ainda que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros vão presentear alguém neste ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

No mesmo sentido, 41% dos entrevistados em uma pesquisa da Fecomércio-RS afirmaram que irão presentear suas mães no próximo domingo. 86,5% darão presentes de forma individual e 13,5% irão dividir com alguém. O gasto pessoal médio deverá ser de R$ 206,09.

Publicidade

“Em 2021, 47,9% das pessoas abordadas pela pesquisa afirmaram que adquiririam presentes para o Dia das Mães, mas com um gasto significativamente menor do que o verificado nesse ano, R$ 156,23. Isso significa, em termos nominais, uma movimentação cerca de 13% maior”, disse o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

LEIA MAIS: Elas indicam: ideias de presentes para o Dia das Mães

O que vai estar em alta

Roupas, calçados ou acessórios (44%)
Perfumes (37%)
Chocolates (23%)
Cosméticos (23%)

Publicidade

As lojas físicas aparecem como o principal lugar de compras dos brasileiros. 75% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes fisicamente, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (24%).

Fonte: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

LEIA TAMBÉM: Prepare a casa para o outono; confira as dicas

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.